Ponte Salvador a Ilha de Itaparica.
Historia e noticias:
Há 29 anos (1980) foi noticiado que a Construtora Norberto Odebrecht apresentou uma maquete de uma ponte que ligaria Salvador a Ilha de Itaparica e que bancaria seus custos em troca da concessão para a cobrança de pedágios: mais os governantes da época não aceitaram e posteriormente concederam a TWB o direito de exploração de Ferry Boat por 25 anos, o mesmo tempo que seria do pedágio em favor da investidora.
Será que você que está lendo pode entender o posicionamento acima?
Em determinada ocasião um radialista e político, candidato a cargo Executivo prometeu em sua campanha construir uma Ponte de Salvador a Itaparica e como não acreditaram em suas promessas (os adversários gozavam taxando-o de maluco) perdeu a eleição.
Houve uma época em que milhares de pessoas se deslocavam para a Ilha de Itaparica e as cidades próximas usando o Ferry Boat, com filas que levavam horas para que os veículos e passageiros embarcassem.
Aí o governo do Estado da Bahia, começou a realizar obras no litoral norte partindo de Lauro de Freitas e alcançando outros municípios através seus litorais e posteriormente construindo a linha verde.
Em conseqüência dessas intervenções construtivas e com o abandono dos governos carlistas, principalmente César Borges e Paulo Souto, a ilha foi perdendo seu valor, com muitos proprietários se desfazendo de seus bens, dado o sucateamento do transporte marítimo que ajudou a efetivamente matar o movimento de veranistas e turistas a ilha de Itaparica.
Pontes Semelhantes
A Rio – Niterói construída há anos tem a extensão de 13,2km e foi uma das razões do crescimento de Niterói e de outras cidades do Rio de Janeiro;
Em Portugal tem uma ponte com 17,3 km sobre o rio Tejo.
As recentes noticias sobre a Ponte Salvador a Itaparica.
Segundo informações já divulgadas (embora a oposição e derrotistas acharem uma piada essa construção), o governador Wagner informou da disposição do Estado, juntamente com a União e empresas privadas levarem a cabo essa obra magnífica que mudará a geografia de Salvador e dos municípios diretamente beneficiados da ilha de Itaparica, que são Itaparica e Vera Cruz e todos os outros próximos.
E porque isso?
Imagine a construção da Ponte Salvador a Itaparica que vai inserir em total requalificação na mobilidade dos mencionados municípios (Salvador-Itaparica e Vera Cruz) e que por certo atrairão investidores que irão adquirir terras na ilha onde construirão Hotéis, Pousadas, Clubes, Condomínios Residências tudo isso enquadrado em um Plano Diretor, a fim de disciplinar essas intervenções, principalmente no que concerne a preservação do meio ambiente.
Como benefícios mais diretos apontariam à redução do tráfego na BR324 e outras (assim ficariam mais preservadas), pois os veículos que se destinassem ao sudeste, sul e centro oeste, se serviriam da ponte como inclusive redutor do tempo de viagem.
Conforme noticias e comentários publicados a Ponte Salvador a Itaparica (na ilha existe dois municípios Itaparica e Vera Cruz) terá uma distância entre 10 a 13 quilômetros de extensão na dependência do projeto a ser adotado, a profundidade chega a 42 metros e seu custo é estimado entre R$1,5 a 2 Bilhões e sua construção só seria viável através de uma parceria pública privada (PPP).
Afirma-se que faltam estudos de viabilidade, projeto, cálculo estrutural e financeiro e que esses recursos dariam para comprar em torno de 40 ferries.
Comenta-se que há dois modelos de projetos para a construção da ponte com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte, até porque dentro da baia de Todos os Santos, existe também a baia de Aratú.
Noticiou-se também que nosso governador já conversou sobre o assunto com a Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff e com o Presidente Lula, centrando as conversações dentre as muitas vantagens que a Ponte integraria o Plano de Mobilidade Urbana que preparará Salvador para sediar a copa do mundo de 2014, além do que seria um novo vetor de expansão urbana já que Salvador já não possui áreas para seu crescimento físico.
Falou-se que o Secretário do Planejamento Deputado Walter Pinheiro teria debatido com Prefeitos e Câmara de Vereadores e seguimentos organizados das cidades do recôncavo sobre a construção da Ponte, visando inclusive à implementação de um Plano diretor que atenda a metamorfose que essa Ponte provocará em todos esses municípios e no próprio estado.
Pensargrande voltou a tocar no assunto, por achar de importância vital para todos os municípios envolvidos e para o estado da BAHIA e por achar o momento propicio da sua consumação; daí publicamente pedir a assessoria de comunicação do estado da Bahia, que atualize as noticias sobre o assunto.
Historia e noticias:
Há 29 anos (1980) foi noticiado que a Construtora Norberto Odebrecht apresentou uma maquete de uma ponte que ligaria Salvador a Ilha de Itaparica e que bancaria seus custos em troca da concessão para a cobrança de pedágios: mais os governantes da época não aceitaram e posteriormente concederam a TWB o direito de exploração de Ferry Boat por 25 anos, o mesmo tempo que seria do pedágio em favor da investidora.
Será que você que está lendo pode entender o posicionamento acima?
Em determinada ocasião um radialista e político, candidato a cargo Executivo prometeu em sua campanha construir uma Ponte de Salvador a Itaparica e como não acreditaram em suas promessas (os adversários gozavam taxando-o de maluco) perdeu a eleição.
Houve uma época em que milhares de pessoas se deslocavam para a Ilha de Itaparica e as cidades próximas usando o Ferry Boat, com filas que levavam horas para que os veículos e passageiros embarcassem.
Aí o governo do Estado da Bahia, começou a realizar obras no litoral norte partindo de Lauro de Freitas e alcançando outros municípios através seus litorais e posteriormente construindo a linha verde.
Em conseqüência dessas intervenções construtivas e com o abandono dos governos carlistas, principalmente César Borges e Paulo Souto, a ilha foi perdendo seu valor, com muitos proprietários se desfazendo de seus bens, dado o sucateamento do transporte marítimo que ajudou a efetivamente matar o movimento de veranistas e turistas a ilha de Itaparica.
Pontes Semelhantes
A Rio – Niterói construída há anos tem a extensão de 13,2km e foi uma das razões do crescimento de Niterói e de outras cidades do Rio de Janeiro;
Em Portugal tem uma ponte com 17,3 km sobre o rio Tejo.
As recentes noticias sobre a Ponte Salvador a Itaparica.
Segundo informações já divulgadas (embora a oposição e derrotistas acharem uma piada essa construção), o governador Wagner informou da disposição do Estado, juntamente com a União e empresas privadas levarem a cabo essa obra magnífica que mudará a geografia de Salvador e dos municípios diretamente beneficiados da ilha de Itaparica, que são Itaparica e Vera Cruz e todos os outros próximos.
E porque isso?
Imagine a construção da Ponte Salvador a Itaparica que vai inserir em total requalificação na mobilidade dos mencionados municípios (Salvador-Itaparica e Vera Cruz) e que por certo atrairão investidores que irão adquirir terras na ilha onde construirão Hotéis, Pousadas, Clubes, Condomínios Residências tudo isso enquadrado em um Plano Diretor, a fim de disciplinar essas intervenções, principalmente no que concerne a preservação do meio ambiente.
Como benefícios mais diretos apontariam à redução do tráfego na BR324 e outras (assim ficariam mais preservadas), pois os veículos que se destinassem ao sudeste, sul e centro oeste, se serviriam da ponte como inclusive redutor do tempo de viagem.
Conforme noticias e comentários publicados a Ponte Salvador a Itaparica (na ilha existe dois municípios Itaparica e Vera Cruz) terá uma distância entre 10 a 13 quilômetros de extensão na dependência do projeto a ser adotado, a profundidade chega a 42 metros e seu custo é estimado entre R$1,5 a 2 Bilhões e sua construção só seria viável através de uma parceria pública privada (PPP).
Afirma-se que faltam estudos de viabilidade, projeto, cálculo estrutural e financeiro e que esses recursos dariam para comprar em torno de 40 ferries.
Comenta-se que há dois modelos de projetos para a construção da ponte com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte, até porque dentro da baia de Todos os Santos, existe também a baia de Aratú.
Noticiou-se também que nosso governador já conversou sobre o assunto com a Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff e com o Presidente Lula, centrando as conversações dentre as muitas vantagens que a Ponte integraria o Plano de Mobilidade Urbana que preparará Salvador para sediar a copa do mundo de 2014, além do que seria um novo vetor de expansão urbana já que Salvador já não possui áreas para seu crescimento físico.
Falou-se que o Secretário do Planejamento Deputado Walter Pinheiro teria debatido com Prefeitos e Câmara de Vereadores e seguimentos organizados das cidades do recôncavo sobre a construção da Ponte, visando inclusive à implementação de um Plano diretor que atenda a metamorfose que essa Ponte provocará em todos esses municípios e no próprio estado.
Pensargrande voltou a tocar no assunto, por achar de importância vital para todos os municípios envolvidos e para o estado da BAHIA e por achar o momento propicio da sua consumação; daí publicamente pedir a assessoria de comunicação do estado da Bahia, que atualize as noticias sobre o assunto.
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