sexta-feira, 21 de agosto de 2009


Fifa sugere certificação verde para estádios da Copa 2014


Todos os estádios que sediarão os jogos em 2014 devem buscar a certificação verde, semelhante ao que foi proposto na África do Sul, sede da Copa de 2010. A recomendação da Fifa foi apresentada durante o 2º Seminário para as Cidades-Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O evento começou nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, e o encerramento está previsto para o final da manhã desta sexta-feira, 21.
Segundo o secretário Trabalho, Emprego Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o projeto básico da Fonte Nova já trata com muito cuidado da questão ambiental. “São cuidados, por exemplo, com itens como reaproveitamento da água, questão energética, diminuição do lixo gerado. Medidas que visam a sustentabilidade ecológica do equipamento”, explica. Vasconcelos disse que, em relação à certificação verde recomendada, será atendida à medida do que for viável.
Em relação ao projeto básico da Fonte Nova, a comitiva da Fifa e membros do Comitê Organizador Local da Copa recomendaram que fossem dadas destinações diferentes das atualmente apresentadas a áreas e setores projetados, como, por exemplo, o museu do futebol e a abertura da ferradura, que poderiam ser utilizados para ações de receptivo e de comércio ligados ao esporte.
“As recomendações não mudam em nada o conceito arquitetônico já aprovado pelo Governo da Bahia”, observa Vasconcelos. Ainda em relação à Fonte Nova, os técnicos da Fifa sugerem que seja planejado um acesso único para os times. No projeto básico, há previsão de duas entradas para as equipes. Em relação a áreas destinadas aos setores VIPs, os técnicos da Fifa sugerem que tenham acessos diferenciados.
Consulta pública
No início de setembro, a Fifa e os comitês locais das cidades-sedes voltam a se reunir para avaliação das mudanças sugeridas no encontro desta semana. Até o dia 9 de setembro, no site da Setre (www.setre.ba.gov.br) estão disponibilizados para consulta pública minuta do edital de licitação e seus anexos, e minuta do contrato de concessão referente à Parceria Público Privada (PPP) que o Estado pretende firmar para o projeto de demolição, construção, operação e manutenção do novo estádio da Fonte Nova.
Prevista pela lei federal 9.784/1999, a consulta pública possibilita que toda a sociedade apresente sugestões sobre o assunto. As propostas podem ser enviadas por e-mail (consultapublica@setre.ba.gov.br), pelo fax (71) 3115-3242, ou, ainda, por protocolo na própria sede da Setre. As manifestações precisam estar identificadas com nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, telefone, fax e e-mail e serão analisadas por uma comissão técnica, que, ao final da consulta pública, apresentará no site, de maneira fundamentada, as sugestões acatadas e aquelas recusadas. Pelo cronograma da FIFA, estipulado para as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, as próximas etapas do processo são a publicação do edital de licitação das obras e operação do equipamento prevista para acontecer no início de setembro. O resultado do processo licitatório tem que ser divulgado até 31 de dezembro e até 28 de fevereiro, a empresa ou empresas vencedoras da licitação devem apresentar todo o cronograma das obras
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: