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Wagner entrega circuito do GP Bahia de Stock Car
Faltam três dias para a primeira prova de Stock Car realizada num circuito de rua. E para dar início a esse grande evento, foi entregue nesta quinta-feira (6) pelo governador Jaques Wagner o circuito do Grande Prêmio (GP) Bahia de Stock Car para a Vicar Promoções Desportivas S/A, empresa promotora da prova.
O circuito possui 2.724 metros de extensão, com cinco curvas, e 12 arquibancadas. O sentido será anti-horário e a saída dos carros ficará na reta próxima à Secretaria Estadual da Educação (SEC).
Para a realização da sexta etapa da Stock Car na capital baiana, o Estado destinou R$ 5,3 milhões, utilizados na pavimentação da pista, montagem de arquibancadas e alambrados, colocação de defensas, entre outros preparativos.
A estrutura montada para o evento recebeu quatro quilômetros de asfalto, com seis centímetros de espessura, em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), considerado de altíssima qualidade, sete quilômetros de defensas de concreto, o equivalente a mais de quatro mil toneladas, 14 toneladas de postes e 3,9 toneladas de tela e oito toneladas de cabos de aço para montagem dos alambrados.
O piloto da equipe AMG, Átila Abreu, testou a pista e aprovou. “É a primeira vez que participo de uma prova de rua. Estou achando a estrutura muito boa e gostei bastante da pista. Quero sair de Salvador com a minha vaga garantida para a final”, afirmou.
O GP Bahia só foi possível após a viabilização do contrato de patrocínio, no valor de R$ 3,5 milhões, assinado em junho entre o Estado e a Vicar. O documento prevê a realização do evento na Bahia por cinco anos. A expectativa é que a corrida receba um público superior a 60 mil pessoas. O evento, além de inserir a Bahia no calendário esportivo do país, fortalece o turismo e a economia do estado, projetando-o internacionalmente.
A realização da Stock Car também gera emprego e renda. No total, cerca de três mil vagas temporárias foram criadas. Os setores favorecidos são nas áreas de construção civil, segurança, limpeza, buffet e recepção.
Corrida verde
Além de ser a primeira prova de rua, o GP na Bahia será o primeiro a utilizar o selo Carbono Zero. É a primeira ‘corrida verde’ em 30 anos de história da categoria. A certificação será realizada por meio do programa Floresta Bahia Global, iniciativa pioneira no setor público brasileiro que visa à recuperação de florestas e à descarbonização do meio ambiente.
Serão utilizados pelos pilotos da Stock Car cerca de 20 mil litros de combustível durante a corrida, o que equivale a 45 toneladas de gás carbônico, para neutralizar a emissão desses gases e minimizar os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global.
“A Stock Car atrai emprego e renda, turismo e desenvolvimento esportivo com sustentabilidade ambiental. É uma iniciativa que traz bons resultados a todos”, afirmou o governador.
Nesta sexta-feira (7) serão plantadas pelos pilotos no Parque Metropolitano de Pituaçu mais de 1,5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A descarbonização promovida pela Stock Car vai recuperar o equivalente a um campo de futebol, com espécies como ipê-amarelo, pau-brasil e vinhático
Faltam três dias para a primeira prova de Stock Car realizada num circuito de rua. E para dar início a esse grande evento, foi entregue nesta quinta-feira (6) pelo governador Jaques Wagner o circuito do Grande Prêmio (GP) Bahia de Stock Car para a Vicar Promoções Desportivas S/A, empresa promotora da prova.
O circuito possui 2.724 metros de extensão, com cinco curvas, e 12 arquibancadas. O sentido será anti-horário e a saída dos carros ficará na reta próxima à Secretaria Estadual da Educação (SEC).
Para a realização da sexta etapa da Stock Car na capital baiana, o Estado destinou R$ 5,3 milhões, utilizados na pavimentação da pista, montagem de arquibancadas e alambrados, colocação de defensas, entre outros preparativos.
A estrutura montada para o evento recebeu quatro quilômetros de asfalto, com seis centímetros de espessura, em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), considerado de altíssima qualidade, sete quilômetros de defensas de concreto, o equivalente a mais de quatro mil toneladas, 14 toneladas de postes e 3,9 toneladas de tela e oito toneladas de cabos de aço para montagem dos alambrados.
O piloto da equipe AMG, Átila Abreu, testou a pista e aprovou. “É a primeira vez que participo de uma prova de rua. Estou achando a estrutura muito boa e gostei bastante da pista. Quero sair de Salvador com a minha vaga garantida para a final”, afirmou.
O GP Bahia só foi possível após a viabilização do contrato de patrocínio, no valor de R$ 3,5 milhões, assinado em junho entre o Estado e a Vicar. O documento prevê a realização do evento na Bahia por cinco anos. A expectativa é que a corrida receba um público superior a 60 mil pessoas. O evento, além de inserir a Bahia no calendário esportivo do país, fortalece o turismo e a economia do estado, projetando-o internacionalmente.
A realização da Stock Car também gera emprego e renda. No total, cerca de três mil vagas temporárias foram criadas. Os setores favorecidos são nas áreas de construção civil, segurança, limpeza, buffet e recepção.
Corrida verde
Além de ser a primeira prova de rua, o GP na Bahia será o primeiro a utilizar o selo Carbono Zero. É a primeira ‘corrida verde’ em 30 anos de história da categoria. A certificação será realizada por meio do programa Floresta Bahia Global, iniciativa pioneira no setor público brasileiro que visa à recuperação de florestas e à descarbonização do meio ambiente.
Serão utilizados pelos pilotos da Stock Car cerca de 20 mil litros de combustível durante a corrida, o que equivale a 45 toneladas de gás carbônico, para neutralizar a emissão desses gases e minimizar os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global.
“A Stock Car atrai emprego e renda, turismo e desenvolvimento esportivo com sustentabilidade ambiental. É uma iniciativa que traz bons resultados a todos”, afirmou o governador.
Nesta sexta-feira (7) serão plantadas pelos pilotos no Parque Metropolitano de Pituaçu mais de 1,5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A descarbonização promovida pela Stock Car vai recuperar o equivalente a um campo de futebol, com espécies como ipê-amarelo, pau-brasil e vinhático
Texto : AGECOM
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