sexta-feira, 14 de agosto de 2009


13/08/200
Projeto da Fonte Nova continua sendo apresentado à sociedade
Depois de dar início, no último dia 10, à consulta pública para a elaboração do novo projeto da Fonte Nova, o Governo do Estado segue demonstrando para a sociedade a concepção do futuro estádio. Em homenagem ao Dia do Economista, celebrado nesta quinta-feira (13), o chefe de Gabinete, Fernando Schmidt, participou da palestra “A Copa do Mundo 2014 e seus impactos em Salvador”, realizada pela Universidade Salvador (Unifacs), nesta quarta-feira (12).
A consulta pública segue até 9 de setembro. As sugestões podem ser feitas pelo site www.setre.ba.gov.br/consultapublica, por fax ou ainda protocoladas na sede da própria secretaria. As propostas, que serão analisadas por uma comissão técnica formada por representantes do Estado, precisam estar identificadas com nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, telefone, fax e email.
No dia 21 de setembro, será aberto o edital de concorrência pública para a construção do estádio. O resultado do processo licitatório deve ser divulgado até 31 de dezembro. A empresa que vencer a licitação será obrigada a cumprir o projeto oficial, já com as sugestões da população, que poderão ser inseridas no projeto pelo Estado, de acordo com sua viabilidade. A empresa terá que apresentar todo o cronograma de obras até 28 de fevereiro de 2010.
Apresentação
O foco da apresentação concentrou-se no parque arquitetônico do equipamento esportivo e nos benefícios trazidos à população nos segmentos de mobilidade urbana, rede hoteleira, segurança pública, entre outros. “Mostramos que trata-se de uma oportunidade que não pode ser perdida, diante dos avanços em requalificação urbana, que vão resultar tanto em melhorias para a população quanto para os turistas”, explicou Schmidt.
O chefe de Gabinete ressaltou que a divulgação do projeto faz parte das recomendações da Federação Internacional de Futebol Amador (Fifa) e também da postura democrática do Governo, de compartilhar com a população o destino da Fonte Nova. “Nossa expectativa é que outros debates como esse aconteçam. Queremos o envolvimento e a mobilização de toda a sociedade para que o projeto se torne realidade”, assinalou.
Projeto Fonte Nova
O projeto inicial, desenvolvido pela Setepla Engenharia Tecnometal, adotou como referência a AWD Arena, estádio da cidade de Hannover/Alemanha, também localizado em área central. Com custo estimado de R$ 554 milhões, a nova Fonte Nova será totalmente reconstruída, mas preservará características arquitetônicas originais, mantendo a abertura em formato de ferradura, voltada para o Dique do Tororó.
O estádio terá 50 mil lugares fixos, 50 camarotes, área de imprensa, 46 bares, restaurante panorâmico, 62 banheiros, Museu do Futebol, 1,8 mil vagas de estacionamento, entre outras características. Já no entorno, os investimentos em mobilidade urbana alcançarão o montante superior a R$ 2,4 bilhões, distribuídos em projetos de requalificação da cidade.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: