sexta-feira, 14 de agosto de 2009














Fotos apanhadas no Google.
Resumo sobre as ações para a consolidação da nova Fonte Nova e seu entorno.

Em abril de 2008 foi publicado pelo governo do estado um “Aviso de Manifestação de interesses”;
Em maio de 2008 a Secretaria de Esportes autorizou sete empresas (KPMGUrplan – Ponto Z – TecnosoloSeteplaErnest & Young) que deram sinal de vida ao “Aviso de Manifestação de interesses” que apresentassem estudos preliminares para o estádio, seu entorno, sendo que uma delas desistiu;
Em setembro de 2008 foi apresentada a imprensa a proposta vencedora da empresa paulista Setepla;
Posteriormente o grupo de trabalho criado escolheu a KPMG para a realização da chamada modelagem institucional da obra tomando por base o projeto da Setepla, realizou o estudo de viabilidade financeira e jurídica para montar o documento que seria apresentado a FIFA, como de fato aconteceu, com a finalidade de assinar inclusive um compromisso de intenções.
De abril de 2008 a agosto de 2009 são dezesseis meses e ainda não tem definido o projeto final e também ainda não foi divulgado o projeto do entorno do estádio.
Foi definido que o Parque aquático será demolido e que será construído outro ou no mesmo local ou próximo ao estádio de Pituaçu.
O Ginásio de esportes Antonio Balbino está incluso na demolição ou implosão e não se tratou da construção de um Mega Ginásio em sua substituição.
Como o governo do estado colocou a disposição das pessoas físicas e jurídicas a possibilidade de se manifestar sobre as alterações a serem efetuadas no projeto, espero que o bom senso predomine e faça parte da reformulação do projeto a inclusão de um grande Ginásio de Esportes, também na área de Pituaçu, formando um grande complexo esportivo..
Fato é com as alterações exigidas pela FIFA, o projeto ganhador não é mais o que será realizado, pois a arquibancada que antes eram com dois anéis passará a três níveis; as arquibancadas que eram de forma oval, passaram para a forma retangular, a demolição ou implosão que seria de todo o anel superior e 40% da arquibancada inferior, passou a ser implosão ou demolição total.
A titulo de informações fiz comentários diversos como abaixo anunciados:
Em 04.07.2008 publiquei em rc2press.com br (Roberto Rabat) com o titulo Estádio da Fonte Nova e seu entorno;
Em 15.11.2008 neste blog sob o titulo “Nova Fonte Nova e seu entorno”;
Em 26.11.2008 comentário com o titulo “Fonte Nova”;
Em 27.11.2008 sob o titulo “a Bahia e a Copa do Mundo de 2014”
Pela experiência de construções de porte, tomo a ousadia de pedir ao governo do estado da Bahia, que antecipe seu cronograma de ações, para que as obras tenham a condição de ser concluída dentro do prazo estabelecido.
Sugiro também que o entorno seja de imediato planejado e executado (lembro bem que muito se falou em Shopping Center, Hotel, Casa de Eventos e Estacionamentos gigantes, além de novas vias de acesso, integrando-se ao sistema viário da cidade).
Estamos com Wagner e este blog tudo fará para ajudar as ações pró-ativas e progressivas do governo da Bahia.
Pelas razões expostas, pensargrande diz: é de máxima necessidade que não se use os prazos máximos para que as obras sejam iniciadas, pois sempre é muito difícil o cumprimento de cronogramas físicos em decorrência de condições climáticas, greves trabalhistas, ações na justiça e outras mais e a Bahia precisa de progresso e desenvolvimento.


Nenhum comentário: