domingo, 7 de dezembro de 2008

Você sabia que...


O Centro Comercial Leste Aricanduva é o maior da América Latina e o 18º do mundo, com 365 mil metros quadrados de área construída e possui:
Três pisos, com 510 lojas, com 32 lojas âncoras e estacionamento para 12.600 vagas;

O Salvador Shopping é o 3º maior do país, com 241 mil metros quadrados de área construída e quando em 2009 for concluída a segunda etapa passará a ser o 2º do país, dispondo de 10 megas lojas, 464 lojas (atualmente tem 263 lojas), oito cinemas, praça de alimentação para 1.800 lugares sentados.
A edificação tem cinco pavimentos, sendo dois usados para estacionamentos e três para lojas.
A capacidade para estacionamento é de 4.200 vagas.

O Shopping Iguatemi de Salvador, o mais conhecido e badalado é considerado o 15º maior do Brasil, com área construída de 131.174m2, mais dispõe de 532 lojas, estacionamento para 4.300 vagas e tem movimento diário de 100 mil pessoas.

Adiante para parâmetro de comparação dou abaixo alguns Shoppings considerados de médio porte em Salvador:

Shopping Itaigara, construído em três pavimentos, com 38 mil metros quadrados, dispondo de mais de 200 lojas, bancos, cinemas, restaurante e com freqüência diária de mais de 20.000 pessoas;

Shopping Piedade, com dois acessos a Estação da Lapa (maior terminal de ônibus de Salvador), dispondo de 119 lojas, 03 lojas âncoras e 46 quiosques.
Devido aos acessos para Estação da Lapa, é estimado o transito diário em suas dependências de cerca de 100 mil pessoas.

Shopping Lapa, estacionamento privativo para 120 vagas, área construída de 15.024,26m2, tem três pisos, um elevador, três lojas âncoras e outras 105 lojas, com movimento diário em torno de 18.500 pessoas ou + ou - 550 mil/mês.

Existe na área do Shopping Itaigara (Salvador) três Centros comerciais, localizados no Max Center, Pituba Parque Center e Tropical Center, que formam um Tricenter, com lojas de vários segmentos (vestuário masculino, feminino, bijuterias, cosméticos, artigos para presentes, informática, artesanato, lancheteria, restaurante, sorveteria, artigos para dança, salões de beleza, sapataria e tudo mais para atender suas necessidades, além de um completo serviço com centros médicos, clinicas, escritórios de advocacia, contabilidade, atendimento de fisioterapia, odontologia, radiologia e para acrescentar com as lojas de melhor qualidade de Salvador no ramo de artesanato, essas unidades todas reunidas ultrapassa ao número de 1.000.
=================================================================
Aqui vale algumas observações:
Tive oportunidade de conversando com um proprietário de loja do Calçadão daqui de Ilhéus e o mesmo apresentou receios sobre a construção de um Shopping em Ilhéus, sob a alegação de que o comércio não agüentaria a concorrência do novo.
Disse ao amigo: Em Salvador O Shopping Piedade dista do Shopping Lapa de menos de 200 metros lineares e bem próximos tem o comércio da Avenida Sete, Carlos Gomes e muitas transversais e todos continuam laborando diariamente em suas atividades e ainda a concorrências de um mundão de camelôs.
E isso acontece em qualquer parte do Brasil e não seria diferente em Ilhéus.

Qual a razão dos investimentos imobiliários em Ilhéus não reservar em seus empreendimentos áreas capazes de ter centros comerciais e centros empresarias conjugados?

Será que somos tão diferentes assim, que mesmo inteirados das experiências com sucesso dos outros não imitamos?

Como você que acabou de fazer essa leitura constatou, sempre luto em pró o progresso de Ilhéus, embora não seja um filho aqui nascido.
Em 07/12/2008

Nenhum comentário: