segunda-feira, 29 de dezembro de 2008



Comunicação do Governo da Bahia
Transparência

29/12/2008


Governador visita obras do emissário de Jaguaribe.
O governador Jaques Wagner visita, nesta terça-feira (30), às 9h30, o canteiro de obras do sistema de disposição oceânica (SDO) do Jaguaribe, na Avenida Jorge Amado (Boca do Rio).
O SDO é um dispositivo de tratamento e disposição final de esgoto, que depois de concluído beneficiará mais de 1,1 milhão de pessoas em Salvador e Lauro de Freitas.
O empreendimento prevê a construção de emissários submarino e terrestre, sendo que o primeiro localizado na Boca do Rio, de estação de condicionamento prévio e de linha de recalque, além da ampliação da estação elevatória de esgoto do Saboeiro.
O sistema, projetado para oferecer o menor risco possível ao meio ambiente e à população, com o uso de métodos não destrutivos, veiculará esgoto eminentemente doméstico.
O custo total do projeto é de R$ 205 milhões, sendo R$ 173,8 milhões financiados pelo governo federal, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e os 30% restantes provenientes da iniciativa privada.
As obras foram viabilizadas graças a assinatura de um acordo de Parceria Público Privada (PPP), a primeira do gênero na área de saneamento do Brasil.
Iniciadas em maio deste ano, devem ser concluídas em abril de 2010, quando se espera que 90% da população de Salvador tenha cobertura de saneamento básico.

Nenhum comentário: