quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Obras de revitalização da orla de Salvador

Fonte AGECOM
04/12/2008
(na íntegra)

Obras de revitalização da orla foram intensificadas e irão até o aeroclube
As obras de revitalização da orla de Salvador, entre a Praça João Amaral e o Clube Português, deverão ser concluídas nos próximos dias, segundo informações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).
Também serão revitalizados, em breve, outros trechos, que compreenderão intervenções entre o Jardim de Alah e o Aeroclube. Para esta parte, estão assegurados R$ 10 milhões pelo Governo do Estado, via Secretaria do Turismo.
A revitalização da orla trará inovações, como uma ciclovia no trecho entre a Praça João Amaral e o antigo Clube Português e um alargamento, com avanço sobre a praia, nas proximidades das Ruas Paraíba e Rio Grande do Sul, a fim de possibilitar a implantação de abrigos de ônibus, visando proporcionar mais comodidade aos usuários de coletivos.
As obras foram interrompidas durante cerca de oito meses diante da necessidade de sanar algumas irregularidades, como a inexistência de licenciamento por parte da Secretaria de Patrimônio da União, da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Ibama. Apenas o Instituto do Meio Ambiente (Ima) tinha concedido licença para a implantação do projeto, o que era insuficiente para que ele continuasse a ser tocado. Além disso, uma liminar conseguida por proprietários de barracas impediu a continuidade do projeto de revitalização, num trecho ocupado por 15 destes estabelecimentos.
Outro problema que causou o retardamento das obras foi a destruição de um trecho do calçadão pelo mar, em dezembro de 2007, sendo necessária uma obra de contenção que, por suas características, não poderia ser feita sem a observância de rigorosos requisitos técnicos, para evitar que a ação da maré voltasse a danificar a calçada e até a ameaçar parte da pista de rolamento da Avenida Octávio Mangabeira.

Nenhum comentário: