sábado, 6 de dezembro de 2008

Porto Sul em Ilhéus

12/2008

Fonte : AGECOM
Senado vota Porto Sul na próxima semana

O renascimento econômico do Sul da Bahia ganha impulso com as gestões feitas pelo Governo do Estado para a construção do complexo logístico da região.
Nesta sexta-feira (5), a secretária da Casa Civil Eva Chiavon definiu com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a inclusão do Porto Sul no Plano Nacional de Viação, que deverá ser votado pela casa na próxima semana.
Localizado nas proximidades de Ilhéus, na localidade conhecida como Ponta da Tulha, o porto terá capacidade de escoar para o exterior grandes tonelagens de minério e grãos produzidos no Sul do estado e no país. A estimativa é que sua construção e operação posterior gerem cerca de 10 mil empregos na região.
Do ponto de vista institucional, a inclusão do Porto Sul na pauta do Senado significa um ganho considerável, conforme explica a secretária Eva. “Ele vai virar lei”, diz. O Plano Nacional de Viação incluirá também o novo aeroporto de Ilhéus que, juntamente com o Porto Sul, o trecho baiano da Ferrovia Oeste-Leste, e as rodovias que cortam o Sul do estado, proporcionarão àquela região condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável.
Além de atuar no Congresso, o Governo da Bahia também participa do Grupo de Trabalho que define a modelagem institucional da licitação sobre o Porto, do qual fazem parte ainda o Governo Federal, por intermédio da Secretaria Especial de Portos.
O GT voltará a se reunir no dia 10.
A construção da Ferrovia Oeste-Leste também está sendo tratada pelo Governo da Bahia. Já foi assinado o termo de compromisso entre a Secretaria de Portos e a Valec, estatal especializada em obras ferroviárias.
O protocolo de intenções para estabelecer atribuições e procedimentos a serem adotados na implantação do Porto Sul havia sido assinado em outubro pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner.
O Porto será construído numa área de 1.771 hectares e movimentará recursos estimados em R$ 4 bilhões.
O complexo tem a preocupação com a questão ambiental.
Fizeram parte dos processos de pesquisa e avaliação da escolha do lugar a ser implantado equipes da Secretaria do Meio ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que levaram em conta todos os limites de distanciamento a serem respeitados, devido à preservação de áreas de proteção ambiental.
A formação de cinturões verdes onde serão cultivadas espécies nativas para contribuir com a preservação dos ecossistemas integra o projeto.
O Porto Sul é caracterizado como um porto off shore – as embarcações atracarão quase três quilômetros da praia.

Nenhum comentário: