quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A luta e evolução da mulher no Brasil

No Brasil descoberto segundo nossa historia em 1500, a mulher era figura sem nenhuma expressão nas decisões da família ou do grupo social da época e aguardou mais de três séculos para conquistar direitos possíveis de registros, pois conforme os escritos era criada, educada para casar, ter filhos, ser dona da casa, ser mulher, companheira, as vezes empregada, obediente e Deus sabe lá mais o que!...

Em 1827, passado tres anos da promulgação da primeira Constituição brasileira, uma lei institui o ensino primário para o sexo feminino, com curriculo para o aprendizado da economia doméstica, costura, decoração e pintura , excluindo a geometria e a aritmética.

E o tempo passou e cinquenta anos depois em 1877, as primeiras mulheres começam a exercer a medicina em Salvador( estudaram em outros paises) mesmo sem o reconhecimento da Academia.

Em 1879 a mulher tem acesso a cursos superiores, embora sem exercerem as carreiras medica e jurídica.

E o tempo continua célere e a mulher a conquistar espaço de degrau em degrau até que em 1922 é fundada a Federação Brasileira pelo progresso feminino e também aumenta o número da mulher no ensino superior, fato que teve uma interrupção no período de 39 a 45 durante a 2ª guerra mundial, quando a Alemanha, Itália e Japão brigaram contra teoricamente o resto do mundo.

E o tempo continuou a correr e em 24/02/1932, o Código Eleitoral Provisório deu a mulher o direito de votar nas eleições nacionais; só para as mulheres casadas e autorizadas pelos maridos, ou viúvas e solteiras com renda própria.

Em 1934 foram eliminadas as restrições embora o voto continuasse a não ser obrigatório, fato que só veio a acontecer em 1946.

Entretanto a bem da verdade um estado do nordeste saiu na frente, pois em 1927 o Rio Grande do Norte atribuiu o direito ao voto feminino.

E o tempo continua a correr e enquanto a mulher brasileira continuava sua luta buscando os direitos a França lançou ao mundo um filme em 1956, de estrondoso sucesso de bilheiteria que foi E Deus criou a Mulher, com Brigite Bardot, com historia ousada para época e filmada na localidade de Saint Tropez, quando a liberdade sexual de dois jovens recém -casados provoca reações conservadores, mais que serviu de alento para o fortalecimento das reivindicações das mulheres.

Em pleno regime militar brasileiro em 1968 a mulher conquista a expansão de sua participação na Universidade e continua a crescer, a quebrar tabus e preconceitos e em 2007 conforme dados oficiais é de 2,6 mi o número de mulheres em cursos de graduação no Brasil e de 55,7 % o percentual que ela representa no ensino superior do país.
Historicamente a bem da verdade as mulheres tem amplo predominio em carreiras como: assistente social, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e pedagogia.

E a evolução foi ampla e em todos os segmentos laboriosos das atividades em nosso país, com a conquista inclusive no campo do esporte, da politica, da ciência, com o registro de mulheres vereadoras, deputadas, senadoras, prefeitos de municípios, governadoras de estados e ministra do governo da república do Brasil.
O sucesso da mulher invade a área esportiva e numa prova disso, vamos nos reportar as Olimpiadas de Pequim, quando nossa delegação era integrada de maioria do sexo masculino e mesmo assim as mulheres brilharam.
O Brasil ficou classificado em 23º lugar, e nas americas atrás do EUA, Jamaica e Canadá e conquistamos 15 medalhas distribuidas da forma seguinte:
3 ouro( sendo 2 femininas e 1 masculina); 4 prata( 1 feminina e 3 masculina) e 8 bronze( 3 feminina e 5 masculina), com total de 6 medalhas para as mulheres e 9 para os homens.
Entretando considerando as regras das competições e os seus critérios apontaram a supremancia da mulher brasileira, pois se fosse separada para a contagem de pontos a performance feminina nos daria o 32º lugar e a equipe masculina ficaria em 37º lugar e com uma ressalva só a equipe feminina do Brasil faria mais pontos e obteria melhor classificação do que toda a delegação argentina.
As empresas estão substituindo empregados homens com nivel tècnico e superior por mulheres do mesmo nivel, pois existe uma paridade em grau de conhecimento e com menor custo salarial e consequentemente em seus encargos sociais, tudo isso inclusive atrelado a condição familiar de cada vez mais a mulher evitar filhos.
As mulheres estão em todas as áreas e quando tomarem atitudes inerentes ao seu poder e maioria, outros tabús, outros obstáculos serão quebrados, superados e a nação terá muito a lucrar.
Em minha opinião o que tem sido um fato prejudicial a formação da própria familia na educação das crianças e na orientação mais de perto dos adolecentes é a sobrecarga dos cmpromissos da mulher no trabalho e no lar, pois ela se desdobra buscando ser profissional realizada, boa dona de casa, mulher, esposa e mãe.
Diante desse comentário sucinto só resta uma homenagem a você mulher:
"Uma mulher que é feita de música, luar e sentimento..." não importa o resto pois Vinicius de Maraes sabia das coisas.
E V.H. escreveu " O homem está onde termina a terra e a mulher onde começa o céu".


2 comentários:

Anônimo disse...

Ola muito boas informaçoes!!

Anônimo disse...

gostei muito..me ajudou bastante para oque eu precisava...