segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Açucar, Sal e Saúde

3ª Parte
Inicialmente queremos deixar bem claro que toda pessoa deveria tentar fazer consultas médicas de seis em seis meses no máximo, pois estaria se precavendo contra determinadas doenças silenciosas..
Ter a saúde sob controle médico, com consulta periódica, com exames inclusive comparativos, com alimentação saudável, com exercícios físicos, com tratamento quando necessários evitam complicações mais graves.
Fizemos pesquisas com o intuito de formatar esclarecimentos primários e aconselhamentos que possam influenciar para que as pessoas procurem o médico, daí de forma simples damos a seguir as dicas para que você cuide de sua saúde.
O que vai para a boca influencia diretamente no seu organismo, daí vamos logo ao assunto:
Diabete
Doença que se desenvolve quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou produz de forma inadequada.
A Insulina faz que a glicose, que é açúcar seja absorvida pelas células do organismo onde é utilizado como alimento.
Na falta da Insulina a pessoa pode se sentir indisposta, cansada, ter muita fome, comer muito, acordar a noite para urinar, urinar várias vezes durante o dia e ter muita sede.
Os principais sintomas, é fadiga, fraqueja, tontura, perda de peso, sintomas renais, incontinência fecal, dificuldade de cicatrização, acometimento da visão, de circulação e nos homens até a impotência sexual quando diabete não é controlado.
O que vai para boca influencia nos níveis da Insulina, daí o controle rígido que deve haver através de prescrição médica para uma situação confortável na convivência com a doença.
O que não pode faltar na mesa: frutas, hortaliças, cereais integrais, lacticínio desnatado, castanhas, nozes e etc.
O que se pode comer com parcimônia, pão, biscoitos, carnes vermelhas e outros.
Fatores de Riscos:
Uso de medicamentos que aumente a glicose no organismo / doenças coronárias / hipertensão arterial /HDL baixo ou triglicérides elevado / sedentarismo / historia familiar / idade igual ou superior a 45 anos.
AVC
Doença caracterizada pelo inicio de uma diminuição de função neurológica que persiste por menos de 24 horas, como resultado de um distúrbio na circulação cerebral e que pode ser de duas categorias:
a) oclusão (ato de fechar ou estado do que se acha fechado, fechamento) de um vaso sanguíneo;
b) b) acidente vascular hemorárgico, com aumento da pressão intracraniana, edema ou inchaço cerebral.
Fatores de riscos:
Tabagismo, alcool, hipertensão arterial, doenças do coração, diabete e outros.
Como se previne:
Ter sua saúde monitorada por um médico, com o atendimento de todas as determinações do mesmo.
INFARTO DO MIOCÁRDIO
Dá-se quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente e acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída parcial ou totalmente.
Sinais de alarme (mais freqüentes)
Pressão e desconforto, dor no centro do peito que dura mais do que alguns minutos e volta, dor no centro do peito que irradia para ombros, queijo, pescoço e braços, e mais freqüente no braço esquerdo;
Desconforto no peito com sensação de leve dor de cabeça, sensação de desmaio, suores e falta de ar.
Os diagnósticos das doenças coronárias, após os exames clínicos podem ser feitos através dos exames Eletrocardiograma, Teste de esforço, Ecodoppercardiograma, angiotomografia e muitos outros.
É evidente que os dados acima não têm nenhum valor a não ser informativo e que todos devem fazer consultas periódicas em defesa de sua saúde, lembrando sempre que a saúde está intimamente ligada ao que entra pela boca, daí os cuidados que se deve ter com o uso do açúcar e sal ou os dois caso o consumidor desses produtos tenham alguma doença impeditiva do consumo dos mesmos ou até da vigilância no quantitativo desses produtos.

Nenhum comentário: