segunda-feira, 28 de abril de 2014

Wagner e as noticias de hoje sobre Ilhéus e Itabuna



De Secom – Governo do Estado
Licitação 

Durante visita à região, o governador destacou ainda o convênio com a União para a duplicação do trecho da BR-415 entre Ilhéus e Itabuna, que terá licitação publicada até junho. "O governo federal fez o trecho central e agora o Estado irá concluir a chegada aos dois municípios com investimentos de R$ 7,5 milhões". A licitação para a nova etapa das obras deve ser publicada até junho deste ano
.

Do blogdogusmão
Segundo o governador, uma requisição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) atrasou as obras da nova ponte em quatro meses. O IPHAN exigiu que a área marinha onde a construção será erguida fosse investigada por um mergulhador-arqueólogo, para averiguar se havia algum elemento de relevância histórica no local. Nada foi encontrado.

Wagner lembrou do novo aeroporto de Ilhéus, que será construído às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna. O solo do primeiro terreno escolhido para o empreendimento apresentou problemas que aumentariam seu custo em R$ 12 milhões. Uma segunda área na mesma estrada já foi providenciada para a obra.

O governador declarou que Ilhéus receberá um colégio universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia. Outras 26 cidades serão beneficiadas, além das três sedes centrais (Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro) da UFSB. 




Também na margem da Ilhéus-Itabuna, o governo vai erguer o Hospital Regional da Costa do Cacau. O ex-secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa, lembrou que a nova unidade médica aliviará a sobrecarga de pacientes do Hospital Geral Luiz Vianna Filho.

Rui Costa também falou sobre o Complexo Intermodal Porto Sul. De acordo com o ex-secretário, o governo espera que o IBAMA emita a licença de instalação do empreendimento até a metade desse ano.





 Otabuleiro diz:



Durante solenidade de assinatura de ordens de serviços, o  governador Jaques Wagner explicou que foi necessário interromper o início das obras de construção da nova ponte de Ilhéus para atender a uma exigência legal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo Wagner, o órgão exigiu que fosse feito uma busca arqueológica para averiguar a possível existência de materiais de valor histórico no fundo da Baía do Pontal.

Ele diz que os arqueólogos já fizeram a prospecção e já revelaram não terem encontrado nenhum fóssil ou material histórico na área e o governo espera o laudo técnico do Iphan permitindo a continuidade das obras, que segundo Wagner, deve ser publicado esta semana.

Ele lamentou a paralisação do trabalho por quatro meses, mas disse que “logo poderemos ver as edificações”.

Nenhum comentário: