sexta-feira, 11 de abril de 2014

Liberado primeiro trecho da duplicação da Avenida Pinto de Aguiar

Desenvolvimento

11/04/2014 11:20

Para reduzir os problemas de trânsito em Salvador, a primeira etapa da duplicação da Avenida Pinto de Aguiar foi entregue pelo governador Jaques Wagner na manhã desta sexta-feira (11). Os engarrafamentos são constantes nos três quilômetros da via que ligam a orla à Avenida Paralela, devido à presença de um campus da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), do Estádio de Pituaçu e de diversos empreendimentos imobiliários, além da própria importância da avenida para o deslocamento da população na capital baiana. 

Com a duplicação, a Pinto de Aguiar passa a ter três pistas em cada sentido, sendo uma exclusiva para ônibus, o que já vem recebendo elogios dos profissionais. O motorista Aurelino Vidal faz o trajeto há seis anos. “Melhorou muito o tráfego e reduziram os engarrafamentos com este pedaço que está pronto. E vai melhorar mais, teremos espaço para trafegar livremente”. Outro motorista de ônibus, Ivan Leal também está aliviado. “Excelente, uma maravilha esta via. A gente passava aqui, era apertado e cheio de buraco, quando concluir vou gastar menos da metade do tempo para percorrer toda a avenida”.

O projeto também inclui a ampliação de passeios, iluminação e implantação de sinalização e ciclovia. O churrasqueiro Fabiano dos Santos, 42, mora no São Rafael e conta que atravessa a avenida inteira todos os dias, de bicicleta, para chegar à orla. “Isso aqui é muito perigoso. Já fui atropelado aqui porque os motoristas não respeitam a gente na pista. A região está crescendo, cada vez passa mais carro e mais ônibus. Em dia de jogo é pior ainda. A ciclovia vai ser muito importante para nós porque a bicicleta é um transporte rápido e barato”.

Mobilidade Salvador

Parte de um planejamento maior, que recebeu o nome de Mobilidade Salvador, a duplicação da Pinto de Aguiar prevê investimento de cerca de R$ 63 milhões, facilitando o deslocamento da população. Na capital, 743,8 mil pessoas estão habilitadas para conduzir uma frota de 867,4 mil veículos, entre carros, ônibus, caminhões e motos. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), e os números crescem a cada dia.

O governador Jaques Wagner disse que a entrega representa praticamente 50% da intervenção, o que já alivia bastante o trânsito. “Estamos com várias obras de mobilidade em andamento, ou com ordem de serviço assinada ou em processo de licitação. Está faltando pouco, devemos entregar a Pinto de Aguiar até julho e esta é mais uma contribuição para melhorar o que hoje é um dos maiores tormentos para a população – o tráfego e a mobilidade urbana”. 

Outras intervenções

Para o presidente da Conder, Ubiratan Cardoso, a obra representa uma transformação do trecho. “Eram quatro pistas, serão seis, uma exclusiva para o transporte de massa, que é o BRT. É uma modernização da Pinto de Aguiar, que compõe um complexo viário, ou seja, esta obra vai se encaixar na duplicação da Gal Costa até o Lobato. É a primeira etapa da integração entre a Orla Atlântica e a Baía de Todos-os-Santos, no subúrbio”.

Outras intervenções urbanas fazem parte do plano Mobilidade Salvador. As principais são os dois corredores transversais, que vão ligar o Subúrbio à Orla Atlântica de Salvador. O Governo do Estado também está construindo o Complexo Viário Imbuí-Narandiba, com três grandes viadutos, a ligação da Avenida Luís Eduardo Magalhães à Estrada do Curralinho, que vai facilitar o acesso aos bairros do Stiep e Boca do Rio, e realizando intervenções na Avenida Artêmio Valente, onde fica o Estádio do Vitória (Barradão).

Nenhum comentário: