sábado, 12 de abril de 2014

Volto a tratar do assunto Ponte de Ilhéus ao Pontal

Um colega de trabalho passou a revista Casa e Auto em que o Diretor do Derba, Dr Saulo Pontes fala sobre a construção da Nova Ponte Ilhéus-Pontal, a duplicação da BR-415 e a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste. Promessas ou realidade por Lúcio Pumar.

Como já tinha escrito e publicado sobre o assunto vou de forma sucinta dividir em três postagens o que foi dito por Saulo Pontes( Ponte de Ilhéus ao Pontal - Duplicação da rodovia Ilhéus a Itabuna e sobre a FIOL ,passando também mesmo que de maneira rápida sobre o Porto Sul).

"A Ponte e um sistema viário adjacente às suas cabeceiras tem um orçamento de R$165 milhões. Não é uma ponte comum é um presente aos ilheenses a 1ª ponte estaiada da Bahia (suspensa por cabos de aço).

Além da ponte e seu sistema viário, este macro-projeto prevê a construção futura de um anel de circunvalação, que desviará o tráfego de veículos pesados do centro da cidade. Ele se iniciará nas imediações de Olivença,contornará Ilhéus à altura do Banco da Vitoria, cruzará a rodovia Ilhéus - Uruçuca (BA-262) seguindo até o Centro Industrial, perto do Porto Sul. 

A Ponte terá 497 m de extensão,26 m de largura,vão central de 182 m e três vãos laterais de 42 m cada,alem de um trecho estaiado de 308m, contando com quatro pistas e duas vias de pedestres e ciclistas e permitirá o tráfego de embarcações. O projeto inclui a construção de um sistema viário em ambas as cabeceiras da ponte,com extensão de 2,2 km, que criará uma via principal de comunicação entre a rodovia Ilhéus-Olivença,passando pela Avenida Litorânea,pela própria ponte e seguindo por detrás da Catedral,centro de Convenções,Malhado, Praia do marciano e São Miguel, indo até a rodovia Ilhéus a Itacaré.

Estamos propondo a criação de uma laje em balanço no trecho onde essa Avenida Litorânea se estreita e não possui a largura necessária para a construção de uma pista dupla, por se projetar sobre o mar e não demandar aterro, esta laje não vai interferir com a movimentação das marés e terá chances de ser aprovada pelo IBAMA. Se a ideia for aprovada,teremos um trajeto com menos desapropriações.

As obras da Ponte sofreu atraso de 5 meses provocado pelo acidente ocorrido com os funcionários da STS Engenharia e principalmente por causa da legislação brasileira de preservação do patrimônio histórico, que nos obrigou a realizar uma varredura com sonares no fundo do mar.

Já foram obtidas as licenças de Instalação (LI) e da Licença de Operação (LO). Tem previsão de que os trabalhos devam ser retomados na 1ª quinzena de abril de 2014 e estimativa de que a Ponte esteja pronta em Maio de 2016. 
Na retomada as obras serão tocadas em duas frentes, uma em cada cabeceira da ponte para recuperar o tempo perdido."


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