quarta-feira, 9 de abril de 2014

Novas empresas ampliam atividade industrial na região de Feira de Santana

Indústria


A instalação de novos empreendimentos no Centro Industrial do Subaé, em Feira de Santana, está ampliando e diversificando o setor, gerando mais emprego e renda. Nos próximos meses, duas plantas devem entrar em operação por conta da localização estratégica do município e do ‘Desenvolve’, programa de atração de investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm). Em 2013, mais de R$ 1 bilhão foram investidos na instalação de novas fábricas e unidades industriais na região.

Em fase final de construção, a primeira fábrica do grupo israelense Tama no Brasil vai produzir, a partir de agosto, um milhão de embalagens de algodão por ano. No primeiro momento, serão gerados 50 empregos diretos, podendo dobrar o número de contratados nos próximos três anos.

Além dos incentivos fiscais, a empresa escolheu Feira de Santana pela vantagem logística em relação à região produtora de algodão, no oeste da Bahia, e à proximidade com o Porto de Salvador. “Estamos numa região de fácil acesso, que vem se industrializando, desenvolvendo mão de obra, além do apoio do Governo do Estado, que foi muito importante para nossa instalação aqui”, disse o gerente da unidade, Tarcísio de Aguiar.

Outra indústria que começa a funcionar ainda este ano é a fábrica da multinacional francesa Placo Saint Gobain, que já iniciou os testes para produção de placas de gesso acartonado do tipo drywall, criando mais de 100 empregos diretos e indiretos. Graças à qualidade técnica da mão de obra local, a unidade que tem capacidade para 20 milhões de metros quadrados por ano já é considerada um dos melhores inícios de operação entre as 90 plantas do grupo no mundo.

Potencial


“Isso mostra a capacidade do povo baiano e da região de produzir”, afirmou o secretário estadual da Indústria, James Correia. Em visita ao canteiro de obras da Tama e às instalações da Placo, ele destacou o potencial da região com a chegada de novas indústrias para Feira de Santana em áreas como centros de distribuição, logística e alimentos.

Também visitada pelo secretário, a planta de arames industriais da Belgo Bekaert Arames, um dos maiores do mundo no setor, foi instalada em Feira de Santana há sete anos e oferece oportunidades de emprego e crescimento profissional para trabalhadores. Josenaldo Moreira é um deles. “Eu entrei aqui como operador e fui promovido a instrutor graças a essas oportunidades que estão aparecendo em Feira de Santana”.

Mais 17 investimentos industriais e comerciais estão em andamento no município e região, a exemplo da ampliação da Pirelli e da construção do call center da Atento, que irá gerar 2,5 mil empregos diretos. Nesta quinta-feira (10), o governador Jaques Wagner participa da inauguração do centro de distribuição de O Boticário, em São Gonçalo.
Fonte:SECOM

Nenhum comentário: