terça-feira, 1 de abril de 2014

CONVERSA COM O GOVERNADOR


EDMUNDO:
Governador Jaques Wagner, mais uma é com alegria que voltamos a conversar em nosso encontro semanal. Tudo bem, governador?

JAQUES WAGNER:
Tudo bem, Edmundo. Mais uma vez o prazer é sempre meu de conversar com você em mais esse Conversa com o Governador.

EDMUNDO:
Governador, o senhor começou a semana participando de uma solenidade que devolveu, simbolicamente, o mandato aos parlamentares baianos cassados à época da ditadura militar. Qual é a simbologia dessa iniciativa, governador?

WAGNER:
Olha, eu considero que foi um ato importante, um ato nobre da Assembleia Legislativa do Estado, com a presidência do deputado Marcelo Nilo, o deputado Marcelino Galo foi quem pensou nisso. O ato foi muito bonito. Inclusive hoje no plenário tinha muitos jovens de escolas aqui de Salvador. E, é lógico que essa devolução abranda a dor de todos os familiares – porque muitos já não estão entre nós – e da própria pessoa que foi violentada por um ato ilegítimo, na medida em que o governo militar não foi um governo da democracia, não foi eleito pelo povo, foi um governo que rasgou a lei, a constituição e cassou o presidente João Goulart, que foi eleito pela maioria do povo brasileiro. Então, eu acho que foi um ato importante pelo olhar de futuro que isso dá. Foi uma página de História. E, além de remandatar, o que é mais importante: é dar mais uma lição de democracia e dizer que ditadura nunca mais; opressão nunca mais; cerceamento à liberdade nunca mais; aos direitos políticos, à liberdade de imprensa e é importante, porque já tem 29 anos que nós retornamos à democracia depois do movimento militar de 1964. Mas essa juventude que, felizmente, já nasceu sob a democracia, precisa saber também e se preparar porque eles serão os futuros dirigentes da Nação, para saber que essa flor da democracia é a mais importante de tudo, porque sem democracia nós não temos nada.

EDMUNDO:
Falando agora de sua agenda voltada para o aniversário de 465 anos de fundação de Salvador, já está em curso um pacote significativo de intervenções na área da mobilidade urbana e que vão mudar a face do caótico trânsito que vive a cidade.

WAGNER:
Fica aqui, primeiro, o meu agradecimento em nome de todo povo de Salvador por essas obras, que são extremamente importantes. Ao todo, juntando o metrô com o que foi anunciado, vamos chegar perto de R$ 8 bilhões de mobilidade e vamos mudar, como você disse, a face do trânsito e dar muito mais tranquilidade às pessoas. As duas grandes avenidas anunciadas – a Vinte e Nove de Março e a Gal Costa – são avenidas que vão sair do Subúrbio Ferroviário – uma de Lobato e outra de Paripe – e vão chegar na Orla Atlântica aqui de Salvador. Então você imagine que nós estamos, na verdade, ligando todas as praias internas de baía que nós temos lá na [Avenida] Suburbana com todas as praias de oceano que nós temos aqui na nossa orla. Então, são obras fundamentais. O metrô está aí, 11 de junho ele começa a rodar, essas avenidas são três anos a entrega total, mas aos poucos a gente vai entregando trechos delas e, sem dúvida nenhuma, vai mudar completamente a face e melhorar a vida das pessoas, principalmente do Subúrbio Ferroviário também, que é uma grande concentração populacional, e que vai ganhar, então, uma interligação com o metrô e essas duas que eu te falei.

EDMUNDO:
E contribuindo para essa nova face da cidade, a recuperação dos Parques de São Bartolomeu e de Pituaçu.

WAGNER:
Então, realmente são R$ 14 milhões de obras, entre cercas, muros, acessibilidade interna, requalificação de vários itens lá dentro, das quadras poliesportivas, iluminação, itens de segurança, porque todo mundo adora, porque dentro da cidade você ter um parque para passear... Nós temos aquele, o Parque da Cidade e outro que nós estamos recuperando, que é lá o de São Bartolomeu – que é uma obra gigantesca, é a maior reserva de Mata Atlântica urbana da Bahia, e eu acho que do Brasil – e a gente ainda vai tentar também no São Bartolomeu juntar com uma área da própria Embasa. Então teremos ali mais de 200 hectares de Mata Atlântica preservada para desfruto do povo aqui de Salvador. Então, para mim foi um momento importante e eu tenho certeza que daqui a 13, 14 meses, quando terminam essas obras, a gente vai poder desfrutar de um Parque de Pituaçu e de São Bartolomeu, que vai ficar pronto antes – eu acredito que o [Parque de] São Bartolomeu a gente pode estar entregando agora em junho, julho desse ano, está belíssimo, com área inclusive para guia, para mostrar, ele que também é santuário para as religiões de matriz africana. Então, não tenho dúvida que são dois grandes parques que a gente está devolvendo à população, melhor requalificado, contribuindo para a preservação do meio ambiente em nossa cidade.

EDMUNDO:
Para fechar, governador, tem a revitalização da Ceasinha do Rio Vermelho...

WAGNER:
É. Sem dúvida esse é outro presente que a gente oferece para Salvador nos seus 465 anos. Claro que a gente dá presente sempre, mas no dia do aniversário a gente concentrou e realmente está voltando para as mãos dos permissionários – mais 15, 20 dias no máximo todo mundo já está instalado – e a Ceasinha do Rio Vermelho, que é tão querida, agora vai ficar mais querida por todos porque ela está muito mais bonita, muito mais ampliada, com novas lojas que vão aparecer ali e ela, sem dúvida nenhuma, vai dar orgulho a todo povo de Salvador que já usualmente faz suas compras lá. A gente também vai fazer a mesma requalificação na Feira de São Joaquim. Está um pouco atrasada, mas acredito também que em julho a gente entrega já a primeira etapa.  Então, são vários itens que nós fizemos – desde a Via Expressa, a saída do aeroporto – e eu diria que é um conjunto de obras que muda a face de Salvador, principalmente no seu tráfego.

EDMUNDO:
Governador Jaques Wagner, mais uma vez obrigado pela atenção e que o senhor volte com mais energia ainda depois de uma merecida semana de descanso. Um abraço e até o nosso próximo encontro.

WAGNER:
Bom, eu queria mais uma vez agradecer a você, Edmundo, e a todos vocês que nos acompanharam, desejar uma boa semana a todos, de muita paz, de muita saúde e realmente vou sair uma semaninha de descanso para retornar para o pique aqui do trabalho, mas semana que vem a gente, de novo, estará conversando com vocês através do Conversa com o Governador.
 AGECOM

Nenhum comentário: