quinta-feira, 10 de abril de 2014

COMISSÃO APROVA CPI AMPLA PARA INVESTIGAR PETROBRAS, METRÔ E PORTO

Fonte:Bahiaeconômica




 


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (9) relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) favorável à abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras mais ampla, que pretende investigar também suposto cartel no Metrô de São Paulo, e obras do Porto de Suape e da refinaria de Abreu e Lima, ambas em Pernambuco. O texto seguirá para o plenário da Casa, que poderá votá-lo nesta tarde.

A aprovação agrada o governo, que apresentou pedido de uma CPI ampliada como resposta à iniciativa da oposição de tentar investigar exclusivamente denúncias de irregularidades na Petrobras. Os governistas querem incluir investigações sobre casos ligados a estados governados pela oposição, como São Paulo e Pernambuco.

Tanto a oposição quanto o governo protocolaram pedidos de criaçãos de CPIs, uma exclusiva e a outra, ampla. As duas foram alvos de questionamentos por parte dos senadores que se opõem a cada uma das propostas.

Na semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já havia se posicionado favoravelmente à instalação de uma comissão ampla, mas remeteu sua decisão à análise da CCJ.
Em seu relatório, Jucá seguiu o entendimento de Renan. A oposição ainda aguarda posicionamento do Supremo Tribunal Federal sobre mandado de segurança, protocolado nesta terça, em que os oposicionistas pedem CPI exclusiva sobre a Petrobras. (G1)

Nenhum comentário: