sexta-feira, 25 de abril de 2014

A BAHIA TEM FUTURO, MAS PRECISA DE INFRA-ESTRUTURA






A Bahia ficou em 22º lugar entre os estados americanos no ranking "South American States of The Future 2014/2015". O leitor poderia perguntar como um estado com tamanhos problemas sociais e de infra-estrutura pode estar entre os sete estados com mais futuro no continente sul-americano.

A resposta é simples: o ranking refere-se ao futuro e foca nas potencialidades econômicas. E potencialidade econômica é que não falta na Bahia. Senão Vejamos:  a Bahia está prestes a se tornar uma das maiores províncias minerais da América do Sul, com a entrada em operação de vários projetos e de uma grande mina de ferro;  possui uma indústria competitiva e que está se ampliando e uma agricultura pujante em várias regiões do Estado.

O que falta então a esse estado para que a profecia de estado promissor no futuro se concretize? Falta investir em infra-estrutura, concluir os projetos em andamento e implantar novos projetos.

O leitor já sabe de cor o que precisa ser concluído: Porto Sul, Ferrovia Oeste-Leste, Hidrovia do São Francisco e tantas outras. Sabe também o que precisa ser implantado:  modernização e requalificação do Porto de Aratu, ampliação do Porto de Salvador, implantação do sistema ferroviário, implantação de um vasto programa de convivência com a seca  e tantos outros.

O ranking "South American States of The Future 2014/2015" está certo, a Bahia é um estado de futuro, mas esse futuro sé vai chegar se as obras de infra-estrutura forem concluídas e implementadas.  
 

Armando Avena

Nenhum comentário: