segunda-feira, 3 de março de 2014

Secom informa

NOTÍCIAS - ECONOMIA
27
Fev
2014

ECONOMIA BAIANA REGISTRA CRESCIMENTO DE 3% EM 2013 COM DESTAQUE PARA INDÚSTRIA






A atividade econômica baiana registrou a expansão de 0,9% no quarto trimestre de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo cálculos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). Na comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano, houve estabilidade (0,0%), considerando a série com ajuste sazonal. No acumulado do ano, a economia baiana expandiu 3% e o imposto registrou alta de 6,7%.
Foram fundamentais para a expansão de 0,9% do quarto trimestre os setores de serviços e industrial, com alta de 1% e 1,5%, respectivamente, devido ao seu peso na composição do PIB estadual. No setor de serviços, o comércio cresceu 3%, transportes 3,3% e alojamento e alimentação 2,9%.
Os destaques na indústria foram eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (8,3%), favorecidos principalmente pelo consumo industrial de energia elétrica, e a recuperação da construção civil (0,9%), que esteve associada ao início de diversas obras públicas em todo o estado. Em contrapartida, cabe mencionar a retração da indústria de transformação (-2%), fato corroborado pela paralisação da atividade no final do ano, além da base de comparação ser bem elevada (12,8%).
Em relação ao PIB trimestral nacional, segundo o IBGE, foi registrada a expansão de 1,9% no quarto trimestre. No ajuste sazonal, a taxa é de 0,7%. Contribuíram para este resultado a expansão de 1,7% do valor adicionado a preços básicos e o incremento de 3,1% no Imposto sobre Produtos Líquidos de Subsídios.
Indústria de transformação é destaque
A alta de 3% na atividade econômica da Bahia em 2013 foi determinada por dois setores. A indústria cresceu 4,2%, devido ao bom desempenho da indústria de transformação (5,8%) e da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (4,7%). O outro setor é o de serviços, com crescimento de 2,5%. Esta alta está atrelada ao crescimento de 3,6% do comércio e de 5,2% dos transportes. Em sentido oposto, apresenta-se o setor da agropecuária, com retração de 3,9% em 2013.
“Apesar dos impactos da seca nos resultados da agropecuária e da redução no ritmo de crescimento no setor de serviços, o bom resultado da indústria baiana colaborou para o PIB de 2013 ter sido superior ao projetado inicialmente pela SEI”, informa o diretor-geral do órgão, Geraldo Reis. “Observa-se também que já são três anos consecutivos em que a economia baiana apresenta um crescimento acima da média nacional”.
Segundo o diretor-geral da SEI, a tendência de uma maior taxa em âmbito estadual é confirmada pelo Índice de Atividade do Banco Central (IBC), que aponta um incremento de 2,5% para o Brasil e de 4,5% para a Bahia – à frente de estados como Pernambuco (1,8%), Ceará (3,7%) e Santa Catarina (4,1%), além da região Nordeste (3,7%). “Outro aspecto que merece registro é que está se consolidando uma tendência de maior dinamismo do mercado de trabalho no interior do estado em relação à Região Metropolitana de Salvador”.
Apesar de a atividade econômica nacional estar ainda morna, a SEI projeta para 2014 um crescimento de 3% para o PIB da Bahia.

Nenhum comentário: