segunda-feira, 10 de março de 2014

Assinado o contrato para elaboração do projeto básico da ponte

Assinado o contrato para elaboração do projeto  básico da ponte Salvador – Ilha de Itaparica
Assinado o contrato para elaboração do projeto básico da ponte Salvador – Ilha de Itaparica

De acordo com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a ordem de serviço será emitida na próxima semana e o consórcio deverá apresentar estudos intermediários e finais até outubro deste ano. Entre os principais produtos destacam-se: estudos de alternativas para a ponte e a rodovia dentro da ilha, anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), orçamento do investimento na ponte e reconfiguração da BA 001, além dos projetos básicos das alternativas selecionadas.
Segundo o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, diversos estudos serão necessários para a elaboração do projeto básico. “Destaco as análises de traçado e tráfego para o dimensionamento da ponte e rodovias do sistema viário, a elaboração de estudos de navegação na Baia de Todos-os-Santos (BTS) para avaliar os efeitos do empreendimento, principalmente sobre o porto de Salvador, bem como orçamentos em versões sintéticas e detalhadas”, destaca.
O consórcio terá ainda que desenvolver soluções que permitam a passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros, bem como, integrado aos estudos urbanísticos, elaborar iniciativas que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e otimizem o fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.
De acordo com o representante do consórcio, Catão Ribeiro, o empreendimento baiano será o maior do Brasil e do Hemisfério Sul. A título de comparação, Ribeiro explica que “a ponte Rio-Niterói possui 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de largura. A nossa será maior e mais larga, com 12 km de extensão sobre a baía e 36 metros de largura”, projeta.
Ainda projeta-se que o vão central da ponte Salvador – Ilha de Itaparica será o maior do mundo, caso seja construído de concreto. “Ele permite pouca manutenção e é mais barato. Atualmente o maior vão tem 520 metros na Suécia”, aponta Ribeiro.
Como efeito positivo, espera-se que a construção da ponte, que não representa exclusivamente um projeto viário, eleve a competitividade da região, aumente a atratividade para instalação de novas empresas e indústrias, fortaleça as atividades das empresas existentes (como o Estaleiro São Roque do Paraguaçu), alavanque o potencial das cidades do Recôncavo baiano e fomente o turismo e desenvolvimento imobiliário no litoral sul da Bahia e na Ilha de Itaparica. Todos estes aspectos proporcionam um aumento de empregos na região, elevando a renda das famílias e melhorando a qualidade de vida da população.
O lançamento do edital para construção e concessão da ponte está previsto para o quarto trimestre de 2014 e após iniciadas as obras, estima-se a conclusão entre 48 e 60 meses. O projeto de construção da ponte, duplicação das rodovias e investimentos em infraestrutura, que em 2010 demandaria um investimento estimado de R$ 7 bilhões, atualmente está sendo revisto. Entre os motivos estão a redução da taxa de juros nestes quatro anos e o aprofundamento dos estudos. Mais informações podem ser obtidas no site www.pontesalvadorilhadeitaparica.ba.gov.br
O contrato foi assinado pelo secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Barbosa, e o diretor geral do Derba, Saulo Pontes. Representando o consórcio internacional, assinou Catão Ribeiro.
Experiência nacional e internacional

O consórcio Enescil, Cowi e Maia Melo tem vasta experiência na construção de túneis e pontes em todo o mundo. Entre elas, destacam-se: construção da segunda ponte sobre o canal do Panamá; ponte suspensa Izmit Bay, na Turquia; túnel imerso Hong Kong – Zhuhai –Macao; Stonecutters Bridge, em Hong Kong; ponte sobre o Rio Oiapoque, que liga o Brasil e a Guiana Francesa.

Enescil – fundada em 1970, a empresa é referência nacional em estudos e projetos de engenharia de pontes, viadutos e túneis. Dentre os 2,2 mil projetos do seu portfólio, estão a ponte estaiada Octavio Dias Frias em São Paulo e a ponte sobre o Rio Negro, em Manaus, com 3,6 km de comprimento.

Cowi – Com mais de 80 anos de experiência, a empresa dinamarquesa é referência mundial no projeto de pontes. Entre suas principais obras está a ponte de Oresund, que liga Suécia e Dinamarca através da uma combinação de ponte, ilha e túnel submerso, com cerca de 12 km de extensão total.
Maia Melo – empresa brasileira com mais de 30 anos de experiência e destaque na área de engenharia de transportes. Seu portfólio inclui projetos como a ponte que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros e a ponte sobre o Rio Guamá no Pará
Fonte:Seplan

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