segunda-feira, 24 de março de 2014

Usuários do sistema Ferry-Boats,enquanto a Ponte não sai os serviços podem melhorar

NOTÍCIAS

24/03 - 07:24hs
FERRY-BOATS COMPRADOS NA GRÉCIA JÁ SÃO DO ESTADO E AMPLIAM CAPACIDADE DO SISTEMA




Os novos ferry-boats comprados pelo governo do Estado na Grécia já foram transferidos para o patrimônio do Governo da Bahia e se encontram em preparativos para cruzar o Atlântico, em direção a Salvador, onde serão integrados ao Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho, na Baía de Todos-os-Santos.

Batizados com os nomes do compositor baiano Dorival Caymmi e o líder negro Zumbi dos Palmares, as duas embarcações dobrarão a capacidade de transporte de carros e aumentarão em 75% a de passageiros, proporcionando menor tempo de espera nas filas por parte dos usuários.

O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, disse que , no momento, estão sendo feitas as adaptações necessárias de mobilidade exigidas pela legislação brasileira. “As duas embarcações já são nossas, tiveram os novos nomes gravados e, logo que possível, a depender também das condições climáticas, estarão operando, possibilitando mais rapidez e segurança no transporte de passageiros e veículos na Baia”.

Alencar prevê, com a modernização do Sistema Ferry-Boat, “novos tempos de desenvolvimento para a economia da Ilha de Itaparica e região, que tem no turismo e na nascente indústria naval, a sua principal atividade”.

A Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos de Energia Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informa que, atualmente, as embarcações em operação no sistema com maior capacidade de veículos são o Agenor Gordilho e Juracy Magalhães Jr., que transportam 90 carros. Somados, os dois navios gregos transportarão 380 veículos - mais do que os cinco ferries que operam juntos.

Além de aumentar a capacidade, o governo pretende também reduzir o tempo de viagem e de espera. Enquanto hoje o Anna Nery e Ivete fazem o trajeto em 45 minutos, a estimativa é que os barcos novos diminuam o percurso para 35 minutos. O tempo de embarque e desembarque também deve reduzir, porque as novas embarcações têm saída para os dois lados, o que evita manobras.
 


Fonte:BahiaEconômica

Nenhum comentário: