terça-feira, 11 de março de 2014

ASSEMBLEIA VOTA HOJE A PEC DOS ROYALTIES EM SEGUNDO TURNO





A Assembleia Legislativa da Bahia votará hoje (11), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite antecipar recursos dos royalties do petróleo para cobrir o rombo da Previdência estadual, de R$ 1,65 bilhão no último ano.

Durante o Carnaval, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), chegou a dizer que a matéria só será apreciada em abril, com a justificativa de que deputados da base queriam mais tempo para analisar o projeto.

O pedetista argumentou na ocasião que os parlamentares não estavam “no clima” e queriam analisar o projeto “com mais carinho”. No entanto, segundo comentários de deputados nos corredores da Assembleia, quem estava em busca do “carinho” era o próprio Nilo. O presidente da AL-BA disputa a condição de candidato a vice na chapa do petista Rui Costa que concorrerá ao governo. Nilo nega qualquer relação entre os assuntos.

O líder da maioria, deputado Zé Neto, disse que a retomada do cronograma inicial de votação da PEC ocorreu após reunião com a bancada. “Estive com a turma e já chamei todo mundo”, relatou Zé Neto.

A oposição pretende obstruir a votação, assim como fez durante a apreciação em primeiro turno, no último dia 20 de fevereiro. A sessão, portanto,  pode virar a noite.

Além da PEC, o governo pretende aprovar o regime de urgência para dois projetos ordinários relacionados ao tema. “Um trata da antecipação dos recursos e o outro é para fazer a negociação bancária”, disse Zé Neto.

Também está na pauta de votação a urgência do projeto que autoriza ao governo contrair um empréstimo de US$ 200 milhões, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o ProSus -Programa de Fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador. (A Tarde)

Nenhum comentário: