quarta-feira, 26 de março de 2014

Cidade
Casarões do Centro Histórico de Salvador são reformados para moradia
Tribuna da Bahia

O Governo do Estado entrega até o final deste mês de março 35 unidades habitacionais, no Centro Histórico de Salvador, dentro dos programas habitacionais dos Servidores Públicos (Prohabit) e de Interesse Social (Phis).
São 31 apartamentos, em onze casarões situados nas ruas 3 de Maio, São Francisco, 28 de Setembro, Monte Alverne (do Bispo) e Beco do Seminário, que vão atender à demanda por habitação do servidor público estadual.
“Esses casarões foram desapropriados, tiveram suas fachadaspreservadas e, internamente, foram totalmente reformados, com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, permitindo o uso residencial com bastante conforto”, explica Beatriz Lima, diretora do Centro Antigo. 
A ação integra um conjunto de 14 propostas do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, executado pela Compnahia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio da Diretoria do Centro Antigo (Dircas), visando a recuperação dos imóveis que se encontram em ruínas, desocupados ou subutilizados na região para lhes dar um novosentido: o uso habitacional, assegurando também sua função social e atendimento à população vulnerável da região.
Nesta semana, mais 120 casarões do Santo Antônio serão entregues. Este trabalho soma-se à restauração das fachadas, já finalizadas, das igrejas, localizadas no bairro, a exemplo do Boqueirão, de Nossa Senhora do Carmo e do Santo Antônio Além do Carmo, que ganharam também nova iluminação cênica, executado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac).
No Terreiro de Jesus, as fachadas da Faculdade de Medicina – a primeira do Brasil -, a Catedral Basílica, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, São Domingos e a Igreja da Ordem Primeira de São Francisco já foram recuperadas e também receberam iluminação especial, que se destaca no conjunto durante a noite.
Até sexta-feira (28) serão concluídas a restauração e a pintura da Igreja da Ordem 3ª do São Francisco e da Ordem 1ª do Carmo, além do Cine Excelsior, na Praça da Sé. 


Nenhum comentário: