quarta-feira, 26 de março de 2014

Bahia sedia reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Relações Internacionais

26/03/2014 11:10

Secom

A partir desta quinta-feira (27), a Bahia vai se tornar o centro das discussões mundiais sobre investimentos em políticas públicas de desenvolvimento. O estado vai sediar, pela primeira vez, a reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Assembleia Anual da Corporação Interamericana de Investimentos (CII). Os encontros, que vão até domingo (30), reúnem presidentes de Bancos Centrais e ministros de Estado dos 48 países membros das entidades.

Ao todo 3,5 mil pessoas são esperadas para os dois eventos que serão realizados simultaneamente no complexo hoteleiro de Costa do Sauípe, no litoral norte. Para abrigar as plenárias, reuniões e debates, foi montada uma grande estrutura com o apoio dos governos estadual e federal.

Todos os hotéis e a Arena de Convenções do complexo serão usados. O investimento no evento foi de R$ 15,5 milhões. Para a economia do litoral norte ele terá um impacto importante com todos os hotéis de Sauípe, além do Tivoli Resort, na Praia do Forte e o Iberostar em Imbasai, com 100% de ocupação e 800 pessoas trabalhando na montagem e realização do encontro.

Foi instalado um centro de mídia com três pontos de transmissão de tevê que vão exibir 15 horas de programação ao vivo e em quatro línguas. A programação será enviada via satélite para a sede do BID em Washington (EUA) e de lá distribuída pela internet. Os profissionais da imprensa nacional e internacional que vão cobrir a reunião terão à disposição uma sala com computadores e internet banda larga.

Estado organiza o maior evento dos últimos tempos

Um dos espaços montados reproduz o escritório sede do BID nos EUA, com salas para os executivos de cada um dos países membros. De acordo com a coordenadora de Cooperação Internacional do Gabinete do Governador, Caúra Damasceno, esse é o maior evento organizado pelo Estado nos últimos tempos: “É um encontro que tem um tamanho significativo em termos de estrutura e de público. Dezesseis secretarias se envolveram na organização, que começou há um ano e dois meses.”

A subsecretária do BID, Mirna Lievano, explica que toda essa estrutura é necessária porque nos quatro dias de encontro os governadores do BID, que são os representantes de cada país, discutem as diretrizes da entidade, tomam decisões importantes e precisam de espaços adequados para isso. "Estamos muito satisfeitos, todas as estruturas estão construídas temos facilidade com um ótimo sistema de comunicação e vemos uma colaboração e um empenho grande do governo local na organização do evento”, disse Lievano.

Os representantes brasileiros são a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Belchior, e o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério, João Guilherme Machado.

Protagonismo da Bahia estará em debate

Antes do evento principal, serão realizados debates sobre temas onde a Bahia possui protagonismo. "Temos cerca de US$ 880 milhões em projetos executados com apoio do BID, além de toda a divulgação, trazer o evento para o estado ajuda a estreitar esses laços", afirma Caúra Damasceno.

Na sexta feira (28), às 9h15, o assunto é “Inovação e empreendedorismo em saúde e educação”, que vai abordar iniciativas como a PPP do Hospital do Subúrbio, exemplo de modernidade na gestão da saúde. No mesmo dia às 16h o tema é “Energia inteligente para um mundo sustentável”, que entre outras coisas abordará a energia eólica. A programação completa está na internet.

Equilíbrio fiscal do Estado é referência

Após as duas reuniões, está agendada para segunda-feira (31) uma reunião na Governadoria, no CAB, com um grupo de dirigentes do Banco em cerca de 20 países que assistirá uma explanação sobre os resultados da implementação da segunda fase do Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento do Estado da Bahia, o Proconfis BA, considerado referência internacional pelo BID.

O relatório do BID destacou a integração entre as secretarias estaduais envolvidas e o apoio prestado pelos próprios secretários como pontos fortes da execução do programa, e que possivelmente explicam os resultados alcançados. “Essa nova apresentação dos resultados do Proconfis significa mais uma vez o reconhecimento, pelo banco, de que a experiência baiana é um exemplo brasileiro de sucesso na implementação de projeto baseado em políticas públicas”, assinala o secretário da Administração, Manoel Vitório.

Nenhum comentário: