terça-feira, 18 de março de 2014

Pacto Pela Vida


Autorizadas obras de requalificação urbana no Nordeste de Amaralina e Santa Cruz

Na manhã desta segunda feira (17), o secretário de Comunicação e coordenador executivo do Pacto Pela Vida, Robinson Almeida, e o diretor de Urbanização da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Airton Maia, assinaram a ordem de serviço para a reforma da Praça Nova República e requalificação dos finais de linha de ônibus do Nordeste de Amaralina e Santa Cruz.

As obras fazem parte do Programa Pacto pela Vida, que depois de levar policiamento comunitário e serviços públicos aos bairros, promove intervenções de requalificação urbana. Na Praça Nova República serão construídos quiosques, parque infantil, quadra coberta, área de convivência, jardim e a sede da associação de moradores. Nos finais de linha de ônibus, o projeto prevê paisagismo, substituição do asfalto, regularização dos passeios e mais pontos de ônibus.

"Será investido R$ 1,2 milhão para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades", afirmou Robinson Almeida. De acordo com ele, além das obras, os moradores têm a garantia de prioridade de contratação pela empresa que vai fazer a construção. "Isso traz um benefício duplo porque melhora a renda e garante um trabalho bem feito, porque o trabalho é para o próprio bairro, onde o trabalhador mora e certamente eles vão se empenhar muito".

Para a professora Clarice Pereira, que nasceu, cresceu e trabalha no bairro, as obras vão melhorar a vida dos moradores. “Nós não temos área de lazer e ganhar uma praça onde a gente possa levar as crianças, sentar e conversar com os amigos será ótimo”.

Novas intervenções

Além do Nordeste de Amaralina e Santa Cruz o Pacto Pela Vida já anunciou intervenções em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário, e vai anunciar outras no Calabar e Alto das Pombas. As obras têm investimento total de R$ 5,1 milhões. O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, que participou da cerimônia, disse que as ações contribuem para a redução da violência.

“Quando inauguramos as bases comunitárias sabíamos que os passos seguintes seriam as ações sociais e as obras. O que queremos é dar cultura, lazer, educação, renda e modificar o ambiente onde as pessoas vivem. Isso proporcionando melhoria da qualidade de vida, reduzindo a violência e fazendo com que a polícia seja cada vez menos protagonista e que as ações sociais e a comunidade sejam as grandes estrelas”.

De acordo com o cronograma, as obras estão planejadas para terminar ainda esse ano e vão começar pela Praça Nova República, só passando para os finais de linha quando estiverem com os trabalhos adiantados. “Elas vão ser feitas de forma seqüencial. Primeiro, a Praça Nova República. Quando estiver pela metade começa o fim de linha de Santa Cruz e, logo em seguida, o Nordeste”, explicou Robinson.

Conquista

Com as obras deve ser resolvido o problema de trânsito no fim de linha dos bairros. Com cinco linhas que terminam na Santa Cruz e sete, no Nordeste, falta espaço para a manobra dos ônibus, o que provoca congestionamento e transtornos para moradores e comerciantes.

“É uma conquista grande para os bairros, temos 140 mil moradores e merecemos intervenções desse porte. O Pacto Pela Vida tem sido importante e com o conjunto de suas atividades mostra que é uma ação vitoriosa”, enfatizou o líder comunitário Eudes Oliveira. 
Fonte:Secom

Nenhum comentário: