terça-feira, 11 de março de 2014

Ponte Salvador a Itaparica, uma questão de tempo




GOVERNO JÁ COMPROMETEU MAIS DE R$ 85 MILHÕES COM A PONTE SSA-ITAPARICA


  



O governo do Estado já comprometeu cerca de R$ 87 milhões com estudos sobre a ponte Salvador-Itaparica. O montante de recursos é maior do que o governo está gastando com a construção de dois viadutos no Imbuí e um de Narandiba e de vias marginais da Paralela, obras que vão melhorar a mobilidade urbana na cidade, e custarão cerca de R$ 62,7 milhões.

Na última sexta-feira foi assinado contrato no valor de R$ 22,5 milhões para elaboração do projeto básico de engenharia da ponte, que prevê  estudos sobre o orçamento do investimento na ponte, a reconfiguração da BA 001, projetos básicos das alternativas selecionadas e anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

O contrato assinado para a elaboração do projeto básico teve um deságio de cerca de 15% em relação ao previsto e custará quase a metade da consultoria realizada pela McKinsey & Company e que até agora não apresentou resultados.

 Os recursos que o governo do estado comprometeu com a ponte são os seguintes:  

·      R$ 22,5 milhões para elaboração do projeto básico de engenharia a cargo das empresas Enescil (Brasil), Cowi (Dinamarca) e Maia Melo (Brasil).

·      R$ 40 milhões destinados à contratação da consultoria internacional McKinsey & Company para fazer o estudo de viabilidade da ponte

·      R$ 7,7 milhões para a realização de estudos das características do solo e subsolo da Baía de Todos os Santos, licitação vencida pela empresa Geofort Fundações.

·      R$ 8 milhões referente ao projeto de Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental EIA/Rima.

·      R$ 8,2 milhões, referente aos  estudos urbanísticos para a construção da ponte Salvador.


Veja também: Ponte Salvador-Itaparica será maior que a Rio-Niterói e terá maior vão do mundo

PONTE SSA-ITAPARICA SERÁ MAIOR QUE A RIO-NITERÓI E TERÁ MAIOR VÃO DO MUNDO

 

 

Na assinatura do  contrato para elaboração do projeto básico de engenharia da ponte Salvador – Ilha de Itaparica o representante do consórcio vencedor, Catão Ribeiro, disse que o empreendimento será o maior do Brasil e do Hemisfério Sul.

Afirmou que a ponte Salvador-Itaparica  será maior que ponte Rio-Niterói, que possui 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de largura.

Segundo ele  ponet Salvador-Itaparica será  maior e mais larga, com 12 km de extensão sobre a baía e 36 metros de largura. E terá um super vão central,  o maior do mundo, caso seja construído de concreto e medindo mais de 520 metros.
Fonte:Bahiaeconomica

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