quarta-feira, 26 de março de 2014

Plano hidroviário da Bahia anuncia criação de mais oito linhas intermunicipais

Para facilitar a mobilidade de moradores dos municípios situados no entorno da Baía de Todos-os-Santos, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai criar oito linhas hidroviárias intermunicipais. Nesta terça-feira (25), durante a apresentação do Plano Hidroviário, foi autorizada a licitação das três primeiras linhas: Salvador-Ilha de Itaparica-Salinas da Margaridas; Salvador-Madre de Deus; e Valença-Morro de São Paulo e Guaibim.


Com perímetro de 200 quilômetros e área de mais de mil quilômetros quadrados, a Baía de Todos-os-Santos abriga ou mantém na sua área de influência, 16 municípios e 56 ilhas, incluindo parte significativa da Região Metropolitana de Salvador (RMS), beneficiando população de três milhões de pessoas. Entre as vantagens oferecidas pelas novas travessias estão agilidade, conforto, baixo custo e acessibilidade.

Segundo o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, para a elaboração do Plano Diretor do Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos da Baía de Todos-os-Santos (SHI), foram identificados e analisados os programas de infraestrutura públicos e privados em andamento ou previstos para a região. Também foram levadas em consideração as tarifas praticadas no setor hidroviário da baía, sempre focadas na população de baixa renda.

“Os estudos identificaram demanda muito grande da população pelo transporte hidroviário. Esta é mais uma opção para moradores dos municípios no entorno na baía, além de favorecer o turismo”, ressaltou. Outro aspecto que motivou a ampliação das linhas hidroviárias é facilitar o deslocamento dos trabalhadores do Estaleiro Enseada do Paraguaçu que residem em diversas localidades do Recôncavo.

Além das novas linhas, outras ações estão sendo realizadas na Baía de- Todos-os-Santos para melhorar o sistema hidroviário, a exemplo da recuperação de piers, construção da ponte do Rio Baitatã, que liga São Roque do Paraguaçu ao estaleiro, aquisição de dois ferry boats, recuperação do Terminal Turístico Náutico da Bahia, em Salvador, e do Terminal Marítimo de Vera Cruz (em Mar Grande), entre outras.
Fonte:SECOM

Nenhum comentário: