terça-feira, 18 de março de 2014

Conversa com Governador - em 18.03.2014 - Publicação Agecom


Governo investe mais R$ 1,3 bilhão em mobilidade na capital

As grandes obras que estão sendo realizadas pelo governo do Estado em Salvador para melhorar a mobilidade urbana, com a construção de viadutos e novos corredores de tráfego, são um presente para a capital baiana e seus moradores. Na próxima semana, Salvador comemora 465 anos e em seu programa de rádio semanal ‘Conversa com o Governador’, Jaques Wagner fala sobre a importância dessas obras.

“Em primeiro lugar, eu quero deixar desde já meus parabéns a todos os soteropolitanos por mais um aniversário de nossa querida capital e informar que vamos assinar ordem de serviço para dois corredores transversais fundamentais que vão ligar a Suburbana e a BR-324 até a Orla Atlântica, com um prazo de três anos de execução. O primeiro vai ter 13 quilômetros e vai ligar a Orla até a Avenida Suburbana, no trecho Lobato, passando pelo Alto do Cabrito, pela Capelinha e Pirajá, fazendo a interligação da Pinto de Aguiar com a Gal Costa”.

O governador explica que “para se ter uma ideia da dimensão dessa obra, alguém poderá sair da Suburbana, na altura do Lobato, e chegar em Patamares, através da Pinto de Aguiar, na Orla de Salvador. Então, é uma obra importantíssima, a Pinto de Aguiar já está bem avançada e eu vou assinar esse outro trecho”.

Avenida 29 de Março
O segundo trecho, “que vai ter 12 quilômetros, vai ligar a BR-324, que é a chamada Avenida 29 de Março. Ela vai passar pela Orlando Gomes, o Vale do Rio Jaguaribe e a Via Regional. Será mais uma ligação, uma interligação entre a BR-324 e a Paralela e, logo depois, até a Orla”.

Jaques Wagner acredita que essa intervenção do governo do Estado “sem dúvida vai desafogar todo o trecho do Iguatemi, porque as pessoas não dependerão mais de passar por ali e pela Rodoviária para atingir a Avenida Paralela”.

Sobre os valores que estão sendo investidos, o governador informou que “essas duas vias montam R$ 1,3 bilhão de investimentos e serão integradas ao metrô – cada uma vai ter seis pistas, três em um sentido e três no outro, duas delas para BRT ou VLT, que é transporte mais rápidos e que vai se interligar com o metrô. Não tenho dúvida de que essas obras vão facilitar muito o tráfego em Salvador”, afirma.

Na conversa com os ouvintes, o governador lembra que “temos também outras obras de mobilidade, o próprio metrô, que roda agora dias 11, 12 de junho em seu primeiro trecho - sai da Lapa até o Retiro e, depois do Retiro, logo em seguida vamos completá-lo até Pirajá, previsto já para janeiro de 2015 e, finalmente, a conclusão de toda a Linha 2 para abril de 2017”.

Complexo Viário Imbuí-Narandiba
“Além disso”, acrescenta Jaques Wagner, “todo o povo de Salvador está vendo aí a obra do governo do Estado na construção do Complexo Viário Imbuí-Narandiba, com dois grandes viadutos, 60% da obra já está executada. Eu espero entregá-la em julho próximo, além da Avenida Pinto de Aguiar, que a gente está fazendo também toda a duplicação, com seis pistas, sendo duas para transporte exclusivo coletivo e BRT. Cinquenta por cento da obra já está pronta e devemos entregar em junho de 2014”.

O governador cita também outra obra importante para a mobilidade, que é a chamada Estrada do Curralinho e a alça de ligação da BR-324 com a Avenida Luís Eduardo Magalhães, que também deve ser entregue até junho deste ano. “Isso vai facilitar muito, pois quem vier pela Avenida Luís Eduardo Magalhães não precisa mais descer na Paralela, fazer todo aquele retorno para chegar no Stiep. Ao contrário, por essa Estrada do Curralinho a pessoa vem, passa por cima da Paralela, e já vai sair no Stiep”.

Maior presente
Finalizando o programa de rádio, o governador avalia que “são obras extremamente importantes, e quando todas elas estiverem concluídas - algumas já vão ser entregues agora - o conjunto delas mais o metrô, eu não tenho dúvida que o governo do Estado estará dando o maior dos presentes a Salvador, que é exatamente a melhoria do tráfego, para que as pessoas gastem menos tempo no seu percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa”, concluiu.

O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom)

Nenhum comentário: