quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Noticias da Bahia

Bahiaeconômica

GOVERNO DA BAHIA E VERACEL ENTREGAM SEIS AGROINDÚSTRIAS NA REGIÃO SUL




O Governo da Bahia e a Veracel Celulose, através do edital do Pacto para Desenvolvimento da Costa do Descobrimento para apoio a empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar, contemplaram seis associações do sul da Bahia com Agroindústrias Simplificadas de Hortifruticultura (ASH).

A entrega simbólica dos empreendimentos está marcada para esta sexta-feira (21), às 15h, na Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Luís Inácio Lula da Silva, conhecida como Lulão, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Participam do ato o governador Jaques Wagner, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, e o diretor-presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio.

O Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento está inserido nas ações do programa Vida Melhor. As agroindústrias são fruto da parceria entre a Veracel e o Governo do Estado da Bahia, e contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região, beneficiando 300 agricultores e assentados de reforma agrária das cidades de Belmonte, Eunápolis, Porto Seguro, Itagimirim e Santa Cruz Cabrália. Um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

Rui Costa, que coordena as ações do Vida Melhor no estado, falou sobre a importância da ação e comemorou a concretização de mais uma etapa. “Esse é um programa que vem, de fato, melhorando a vida dos baianos e baianas. As agroindústrias vão fortalecer e dar a estes agricultores mais eficiência no trabalho e, consequentemente, mais qualidade no produto. Estamos investindo nas pessoas, capacitando, dando a elas condições de irem além, graças ao seu esforço e dedicação. É uma grande alegria fazer parte disso”, disse.

Para o presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, essa parceria público privada conferiu escala às iniciativas de desenvolvimento do território promovidas pela empresa. “Por meio de apoio às cadeias produtivas regionais, cria condições para a inclusão socioprodutiva, fortalecendo a agricultura familiar e a produção de alimentos”, destaca.

As agroindústrias possuem 40m² e podem processar diversos produtos oriundos do campo, como polpas, doces, compotas, biscoitos e frutas desidratadas, tornando possível o acesso destes agricultores ao mercado do complexo turístico de Porto Seguro.

Nenhum comentário: