quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Evento na SICM debate cenário de TI no Estado


Encontro apresentou dados sobre a expansão do mercado tecnológico brasileiro e desenvolvimento científico e tecnológico
Com o objetivo de trazer informações sobre a indústria de software e serviços de TI (Tecnologia da Informação) no Estado, a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) realizou nesta terça-feira (11.02), o seminário Cenário de Software e serviços de TI na Bahia. O evento, aconteceu no auditório da SICM, apresentou dados sobre a expansão do mercado tecnológico brasileiro e desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. 
“O setor de TI no Estado vem crescendo, em média, 20% ao ano e representa hoje 40% de todo o faturamento de Tecnologia da Informação da Região Nordeste. Sendo que Pernambuco, Ceará e Bahia foram os estados que mais investiram nesse segmento em 2012”, disse Marcos Costa, superintendente de Comércio e Serviços
 
Segundo ele, nesse âmbito, a SCS tem buscado a parceria com a Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – para uma melhor compreensão desse cenário. “Com eventos como esse, pretendemos mobilizar os atores estratégicos em busca de um maior desenvolvimento para o setor”, afirmou. 
 
Com projetos nas áreas de qualidade, investimentos, internacionalização, inteligência e inovação, a Softex, vem contribuindo para ampliar a competitividade das empresas do setor. Designada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para atuar como gestora do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex -, a entidade beneficia mais de 2 mil empresas em todo o território nacional através de uma rede formada por 20 agentes regionais
 
Para Jurema Valença, diretora de Fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação da SECTI, é fundamental “estabelecer uma comunicação entre as várias secretarias para que possamos trabalhar transversalmente com o mesmo objetivo. Desta forma, podemos trocar opiniões e ter projetos em comum”. A diretora discorreu sobre as principais potencialidades do Programa de Aprendizado Jovem (PROAJ) e do projeto da Rede de Banda Larga.
 

Fonte: SICM

Nenhum comentário: