sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LINHA DE BELO MONTE VAI PARA CONSÓRCIO DE CHINESES E ELETROBRÁS




 
O consórcio IE Belo Monte, formado por Furnas Centrais Elétricas S.A. (24,5%), State Grid Brazil Holding S.A. (51%) e Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte (24,5%), foi o vencedor do leilão da linha de transmissão que irá escoar a energia produzida pela hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, para a região Sudeste. O grupo ofereceu uma proposta de remuneração anual de R$ 434.647.038, 38% menor que o teto fixado pelo governo.
 
Furnas e Eletronorte são empresas subisidiárias da Eletrobrás, estatal brasileira do setor elétrico. Já a State Grid é uma estatal chinesa, que está no Brasil desde 2010, quando adquiriu sete companhias nacionais de transmissão de energia. O deságio em relação ao teto de remuneração fixado pelo governo, de 38%, ficou bem abaixo dos leilões de transmissão realizados pela Aneel em 2013, que resultaram em ofertas com deságio médio de 24,14%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pelo leilão desta sexta-feira (7).
 

A obra é considerada uma das mais importantes para o setor elétrico e demandará investimento estimado em R$ 5,1 bilhões. A linha de 2,1 mil quilômetros de extensão terá capacidade para transmitir 4 mil megawatts (MW) de energia e vai passar pelos estados do Pará, onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Três consórcios participaram da disputa. A abertura dos envelopes foi feita na BM&FBovespa, em São Paulo.

Nenhum comentário: