segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Energia -pesquisa em busca do desenvolver

Engevix implanta usina fotovoltaica em parques eólico na Bahia

Instalada junto ao complexo eólico de Brotas de Macaúbas, usina teve sua implantação concluída em dezembro do ano passado

Com dois meses de operação, a Engevix está satisfeita com excelente desempenho apresentado por seu projeto-piloto fotovoltaico na Bahia. "Identificamos um fator de capacidade de 24%, enquanto que o normal é 19%, 20%", disse Alessandro Carraro, diretor Comercial da Engevix.

A usina, instalada junto ao complexo eólico de Brotas de Macaúbas, da Desenvix, teve sua implantação concluída em 15 de dezembro de 2013. Os recursos para o projeto vieram do fundo de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os valores não foram revelados.

Segundo a Engevix, um dos objetivos finais da pesquisa é avaliar a complementaridade entre a geração de energia solar e eólica, de modo a otimizar o uso do sistema de transmissão já existente no parque eólico. Carraro esclarece que pelo fato da produção eólica ocorrer em maior volume durante a noite, há uma expectativa de poder compartilhar o mesmo sistema de transmissão dos parques durante o dia para o escoamento da produção solar.

Em um período de dois anos, cinco tecnologias fotovoltaicas serão avaliadas: silício monocristalino, silício multicristalino, filmes finos de silício amorfo hidrogenado, filmes finos de silício microamorfo e filmes finos de disseleneto de cobre, gálio e índio. Roberto Stadler, coordenador do projeto, explica que o objetivo é identificar qual delas traz a melhor relação técnico-financeira para usinas solares de grande porte no semiárido brasileiro.

“Eles vão analisar diariamente os dados desses cinco sistemas e correlacioná-los aos dados da estação solarimétrica, observando qual apresenta o melhor custo-benefício para a região semiárida brasileira levando-se em conta as características climáticas da região e o porte dos futuros empreendimentos solares”, detalha Stadler . A pesquisa está sendo conduzida por professores da Universidade Federal de Santa Catarina.

O projeto conta com 71 painéis solares, além de uma estação solarimétrica. A estação será um requisito básico para a habilitação nos próximos leilões de energia da Aneel para o mercado cativo, beneficiando a Desenvix em futuros empreendimentos solares.

A Desenvix, braço de investimentos em geração de energia da Engevix, pretende instalar futuramente a UFV Brotas de Macaúbas, com capacidade instalada de 30MW e que já conta com a outorga da Aneel.

A Desenvix opera 15 empreendimentos de geração, com capacidade instalada própria de 349 MW, além de participação de 25,5% em duas linhas de transmissão com 517 Km de extensão. A companhia possui atualmente um portfólio de projetos que soma 3.168 MW de potência instalada.

Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: