terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Canal de Cotegipe

Apresentado projeto de dragagem para o Canal de Cotegipe

Localizado em Aratu, canal tem importância estratégica no desenvolvimento da infraestrutura portuária do estado
                                                                                                                                                         Foto: Ascom/SICM
              No evento, foi reapresentado o Plano Diretor do Canal de Cotegipe, documento que serve de
            lastro para a recuperação, ordenamento e manutenção das condições de navegabilidade do local
 
O Projeto de Dragagem para o Canal de Cotegipe e Baía de Aratu foi apresentado hoje (10.02) no auditório da Secretaria da Indústria Comércio e Mineração (Sicm), no Centro Administrativo. Localizado à entrada da baía de Aratu, o Canal de Cotegipe tem importância estratégica no desenvolvimento da infraestrutura portuária do estado, servindo como principal ponto de escoamento da produção industrial baiana.

O evento contou com as presenças do secretário James Correia, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Reinaldo Sampaio; do comandante da Capitania dos Portos da Bahia, José Correa Filho, além de usuários dos portos e empresários ligados ao setor naval.

Na oportunidade, foi reapresentado ainda o Plano Diretor do Canal de Cotegipe, documento que serve de lastro para a recuperação, ordenamento e manutenção das condições de navegabilidade do local.

De acordo com o secretário James Correia, o Plano Diretor do Canal de Cotegipe representa um passo muito importante para a retomada do desenvolvimento da indústria naval baiana. “O transporte marítimo e a indústria naval têm importância estratégica dentro do crescimento econômico do estado. Hoje, apenas em minério, esse modal transporta mais de 60 milhões de toneladas”, disse.

Considerado uma bela obra da natureza, o Canal de Cotegipe apresenta ótimas condições de navegabilidade para navios de grande porte, uma vez que dispõe de profundidade e largura compatíveis para o trânsito desse tipo de embarcação. Aliado a esses fatores, o canal não registra ocorrências de assoreamentos, o que representa um adicional na sua viabilidade econômica e financeira.

Segundo o consultor técnico na área de navegação, Alceu Sparno, o estudo fez um levantamento da atual situação, detalhando as obras já programadas, suas conseqüências sobre o tráfego marítimo e as alterações a serem executadas. “O objetivo é restabelecer, no possível, a capacidade de navegação oferecida originalmente pelo canal”, afirmou.

O superintendente de Indústria e Mineração da Sicm, Rafael Valverde, afirmou que o projeto da nova ampliação do Porto de Cotegipe - administrado pela empresa C. Port - foi feito levando em conta as diretrizes do plano diretor. O diretor de operações da C Port, Jorge Pessôa, adiantou que o projeto já foi apresentado ao Ibama e à Marinha para a obtenção das licenças pertinentes

No evento, o capitão dos Portos da Bahia, José Corrêa Filho, lembrou que a responsabilidade da Marinha é aprovar, dar seu parecer e após a implementação das ações necessárias oferecer segurança à navegação no local. “Hoje, temos recursos técnicos sofisticados, que podem ser utilizados para auxiliar na segurança da navegação no canal”, disse.

 

Fonte: SICM

Nenhum comentário: