sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOTÍCIAS - Infraestrutura


Implantação da Via Expressa está com 75% dos serviços concluídos


O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Villas-Bôas, vistoriaram nesta sexta-feira (29) as obras de implantação da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, que já está com 75% dos serviços concluídos.



Acompanhados pelo diretor de Obras Estruturantes, Jessé Motta, e por técnicos da Conder, eles acompanharam a execução dos serviços na Soledade, Estrada da Rainha e Baixa de Quintas, três das sete frentes de trabalho para a implantação da via, considerada a maior intervenção viária urbana em execução no Brasil.

Na Soledade (frente III), está sendo executado um túnel duplo, o primeiro do Norte e Nordeste, que atenderá dois eixos de tráfego sobrepostos, sendo que o superior contempla o tráfego urbano, sentido Cidade Baixa - Cidade Alta, e o inferior, o tráfego portuário, nos dois sentidos.


Na Estrada da Rainha (frente VII), avança o processo de demolição de imóveis para implantação das pistas que farão a ligação do Porto de Salvador à BR - 324. Na Baixa de Quintas (frente VI), os trabalhos de construção de um complexo viário formado por quatro viadutos prosseguem em ritmo acelerado.



Incremento



“Já foram executados 75% dos serviços de implantação da via. No total, serão investidos R$ 480 milhões, desde o projeto, obras, desapropriações, gerenciamento e um conjunto de intervenções diversas, que assegurará incremento na área de infraestrutura e logística de Salvador, com benefícios para toda a Bahia”, disse Cícero Monteiro.



A obra atende a uma importante demanda por um novo acesso ao Porto de Salvador, o primeiro na Região Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de frutas. “Com extensão de 4.3 quilômetros, ligando a BR-324 ao Porto de Salvador, a Via Expressa, além de impulsionar o desenvolvimento, dinamizando as relações comerciais, torna-se indutor da revitalização dessa área”, afirmou Milton Villas-Bôas.



Nenhum comentário: