quinta-feira, 28 de junho de 2012

Campeonato baiano de futebol da 2ª divisão

Os jogos semi-finais terão a participação de quatro clubes: O Ypiranga( amarelo e preto que já foi o mais querido da Bahia), o Colo Colo de Ilhéus, o Botafogo e o Jacuipense.
Falar ou comentar sobre o Ypiranga me leva ao passado quando eu ia ao velho campo da Graça levado por meu pai velho torcedor do Ypiranga, mas que não induziu na escolha de meu clube o Bahia e por minha causa ía tambem assistir aos jogos do Bahia.
Certamente a maioria dos leitores de pensargrande nunca ouviram falar ou leram sobre o velho campo da Graça e por isso dou abaixo minhas lembranças do velho passado.

No velho bairro da Graça, está situada a 1ª Igreja de Salvador e alí também na Avenida Euclides da Cunha o antigo campo da Graça, bairro na época basicamente residencial das classes média alta e alta e que psssuia muitissimas árvores.
Tenho lembrança que atrás do Gol da Avenida havia o predio de mais andares do bairro e em seu andar térreo funcionava uma padaria.
No campo da Graça era disputado o Campeonato baiano de futebol com a participação de clubes como Ypiranga ( na época o mais querido), o Vitoria, o Botafogo,Bahia, Galicia e outros inclusive o Guarany que foi campeão de 1946,se não me falha a memória.
O campo da Graça teve vida até 1951 foi inaugurado parte do anel inferior do Estádio da Fonte Nova.
Voltando ainda ao campo da Graça a geral tinha estrutura de blocos e madeiras formando os degraus e as arquibancadas eram de madeira e a torcida fazia a maior zoada batendo os pés no assoalho quando o time de sua preferência partia para o ataque e a torcida do Bahia ficava no lado "B".
Na época as maiores torcidas eram do Ypiranga e Botafogo.

Dou um salto no tempo e nas finais do Campeonato Baiano da 2ª divisão quando classificam dois estou desejando que o Ypiranga e o Colo Colo sejam esses classificados e as preferências são resultantes de uma homenagem ao meu falecido pai em 1969 e ao Colo- Colo clube da cidade onde resido há quase 14 anos.

A bem da verdade sou torcedor do Bahia ( não tenho clubes em outros estados) e o Colo Colo jogando contra adversários que não seja o Bahia tem tido minha preferência. Entretanto torço que a final seja Ypiranga X Colo Colo,pois em assim sendo os dois vão se juntar a 1ª Divisão do Baiano.

Nenhum comentário: