quinta-feira, 28 de junho de 2012

Saúde na Bahia


Parceria Estado e município reforma e amplia hospital público em Santo Estêvão



Para reduzir o deslocamento de pacientes para os grandes centros em busca de atendimento médico especializado, mais uma unidade pública de saúde foi totalmente reformada e ampliada na Bahia. Desta vez, no município de Santo Estêvão, a 150 quilômetros de Salvador. O Hospital Municipal Dr João Borges de Cerqueira passa a oferecer atendimento com aparelhagem 100% nova.
A reinauguração foi nesta quinta-feira (28). Cerca de 700 pessoas enfrentaram a chuva insistente para prestigiar o início da nova fase da unidade.

O governador Jaques Wagner participaria da reinauguração, mas, as fortes chuvas impediram a decolagem do Aeroporto Internacional de Salvador. Por telefone, o governador lamentou a ausência no evento e agradeceu a compreensão dos moradores: “o importante é que esta obra foi entregue para melhorar a vida de cada um de vocês. Nossa meta, minha e da presidenta Dilma, é fazer mais para quem mais precisa. Saúde e paz para todos vocês”. A mensagem foi amplificada pelo sistema de sonorização do evento.

A lavradora Marinalva Reis, 55, vive com o esposo, dez filhos e oito netos na comunidade Fazenda Conga, zona rural de Santo Estêvão. Para ela, além dos equipamentos e nova estrutura, é importante que o hospital mantenha a qualidade no atendimento que ela e a família já usufruíram. “Achei que o hospital ficou muito bom. Que os médicos daqui continuem bons também para fazer consulta. Se precisar, venho eu, vêm meus netos, meus filhos, meu esposo. Sempre fomos bem atendidos aqui”.

Conforme a diretora interina do hospítal, Verena Cabral, a unidade está preparada para oferecer diversos casos de urgência e emergência tanto na área cirúrgica, quanto na obstetrícia e clínica. “As cirurgias são eletivas, programadas. Também dispomos de internamento com 28 leitos, além dos leitos de observação que subiram de quatro para onze. A partir de agora, o laboratório vai funcionar 24h e o serviço de radiografia também”, informou Verena Cabral.

O hospital, o único da região que oferece atendimento de urgência e emergência, com a reforma passou a dispor de novas alas, como a de observação pediátrica e salas de observação separadas por categoria (masculina, feminina e infantil), sala de emergência traumatológica e clínica, isolamento, sala de triagem, assistência social, brinquedoteca, almoxarifado e acondicionamento de lixo.

Para as obras de reforma e ampliação que duraram pouco mais de um ano, foram investidos recursos da ordem de R$ 2 milhões, oriundos de convênios firmados entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab) e a Prefeitura de Santo Estêvão. O hospital atende ainda pacientes dos municípios de Ipecaetá, Antônio Cardoso e Rafael Jambeiro.

De acordo com o superintendente da Secretaria Estadual de Saúde, Alfredo Boa Sorte Júnior, a parceria com o município inclui acordos em vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e na Atenção Básica, através do Programa Saúde da Família, com apoio do governo federal. “Quanto mais o cidadão é atendido no seu município, menos ele precisa ser transferido para a capital, para Feira de Santana. Quando aumentamos a resolutividade em um hospital municipal como este, menor é a sobrecarga nos hospitais estaduais”.

Nenhum comentário: