quarta-feira, 11 de abril de 2012

Governo apresenta oportunidades de investimento a empresários americanos

NOTÍCIAS - Governo


A trajetória de prosperidade da economia baiana e as oportunidades de investimento, negócio e parceria com o estado foram apresentadas terça-feira (10) pelo secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, que representa o governador Jaques Wagner no evento Nordeste do Brasil: Oportunidades de Investimento e Investindo em Oportunidades, em Washington, nos Estados Unidos.

Promovida pelo Banco Mundial (Bird), a conferência é voltada para investidores privados e tem o apoio do Conselho das Américas, Câmara de Comércio Americano, Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e American Dialogue.

Com duas apresentações, sendo a primeira pela manhã, o titular da pasta do Planejamento abordou o potencial agrícola e mineral do estado, tendo ressaltado que a Bahia é o maior produtor de urânio, cromo e salgema do Brasil, o segundo em cobre, grafite e prata e o terceiro em ouro. Ainda segundo Gabrielli, as mais de 350 empresas do setor instaladas no estado preveem um plano de investimento que alcança os R$ 15 bilhões nos próximos anos.

O cenário otimista do segmento mineral também está presente quando o tema é agronegócio. As oportunidades vão desde a produção de etanol e açúcar, passando pela cultura da uva e sua transformação em vinho, até alcançar setores como a aquicultura, floricultura e apicultura, bem como a implantação de parques industriais que produzam leite em pó, iogurte e suco concentrado.

Também pela manhã, o secretário apresentou grandes projetos, como a Ponte Salvador-Itaparica e o metrô da Região Metropolitana de Salvador, além de investimentos em curso na Baía de Todos-os-Santos, a exemplo do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.



Parcerias público-privadas



Os casos de sucesso e a capacidade de projetar e implementar parcerias público-privadas (PPPs) foram os assuntos abordados à tarde. A Plataforma Logística do São Francisco, localizada entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), é um dos projetos em estudo que já demonstraram viabilidade econômica e financeira nas análises preliminares.



Outra oportunidade apresentada foi o projeto do metrô que ligará os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. Além disso, Gabrielli falou de projetos em discussão, a exemplo da construção de uma penitenciária e de um centro de diagnósticos.


Texto:AGECOM


Nenhum comentário: