Há quanto tempo Ilhéus precisa de um novo Complexo Portuário?
É evidente que os Projetos de Logística da Bahia que englobou todas necessidades inerentes a transportes e mobilidade estão sendo estudados, tratados faz tempo. E o resultado da Reunião CEPRAM, Fev 2008, no capítulo do novo Complexo Porto Sul, deu o resultado da projeção conceitual, na qual foram analisadas e estudadas seis sítios.
É de bom alvitre informar que os elementos visados nas análises tiveram amplo estudo no que concerne a localização portuária, considerando acessibilidade, retroaria,meio ambiente e outros fatores determinantes a escolha que atendesse a sustentabilidade, a manutenção do pólo turístico e principalmente que desse emprego e renda.
Em assim sendo as notas seriam e foram atribuídas de 0 a 5 para cada item que apresentou como resultado inicial para a escolha definitiva a seguinte classificação:
Ponta do Ramo (4,11) - Aritaguá (3,63) - Porto do Malhado (3,28) - Campinho (2,95) - Distrito Industrial de Ilhéus (2,90) e por fim Serra Grande (2,59)
Estamos em 2012, decorridos mais de 4 anos e as audiências públicas, as discussões, os decretos de desapropriação, as mudanças continuaram e hoje o local escolhido passou de Ponta da Tulha ou do Ramo para Aritaguá.
Não perderei tempo em comparações sobre as mudanças ocorridas, pois o meu foco é abordar a atitude comportamental dos políticos da região e as mais recentes noticias sobre o assunto.
Enquanto a China em quatro anos construiu uma Ponte de mais de 36 km, com oito faixas de tráfego, sendo 4 em cada sentido, em mar onde acontece os mais fortes tufões, aqui já se passaram quatro anos e o Porto Sul ainda está no papel.
O Porto Sul que é importante porta de entrada (importações) e saída (exportações), tem como principal ponto de apoio para sua concretização a Ferrovia Oeste/Leste, que há mais de 5 anos é estudada, discutida, com muitas audiências públicas e que não consegue de fato sair do papel, pois sua construção até agora só chega a 5% de seu projeto.
O IBAMA em relatório de 163 páginas com recomendações, indagações, questionamentos, pedidos de informações sobre os impactos sociais e ambientais, basicamente levou ao governo a realizar seis novas audiências públicas em maio próximo, para acelerar a decisão do IBAMA para o fornecimento de licenças prévias e de instalações que acredita possibilitar a licitação e o inicio das obras.
Sem a logística de modal de transportes a Bahia não crescerá.
O IBAMA é apontado como o principal entrave para o andamento da Ferrovia Oeste/Leste.
Um absurdo se travar e impedir o desenvolvimento por causa de calangos que habitam e que vivem em rochedos nos caminhos dos trilhos.
Em consequencia sem Ferrovia, aumenta em muito o atraso nas obras para a construção do Porto Sul.
E a situação do travar, impedir o desenvolvimento atinge e abrange o Porto do Malhado que existe há mais de 40 anos e o projeto para aumentar o calado sob a responsabilidade da CODEBA, tem mais de um ano que o IBAMA não libera a licença para a dragagem do Porto do Malhado, também em Ilhéus.
Cabe perguntas, das quais formulo como abaixo:
Cadê os políticos de Ilhéus que estão no poder ou que estão na oposição que não exercem pressão sobre o assunto?
Qual a posição da BAMIN que vai construir o Porto Sul e por essa razão já atendeu a vários pedidos do IBAMA, cujas respostas dada a distância entre esses dois portos ( Malhado e Porto Sul) atendem aos questionamentos sobre a dragagem do Porto do Malhado?
Qual o interesse maior para manter a região no atraso em que vive?
Os políticos de Ilhéus segundo alguns se preocupam em visitar bairros, distritos e no futuro pintar meio fio e tapar buracos das vias públicas... certos que essas atitudes dão votos.
Quede os meios de comunicação que não tratam com mais pressão sobre a necessidade do Complexo Intermodal se concretizar?
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