Governador Jaques Wagner inaugura nesta terça-feira, 10, às 15 horas, a nova iluminação do Estádio Governador Roberto Santos, em Pituaçu, movido a energia solar
O governador Jaques Wagner entrega nesta terça-feira, dia 10, às 15 horas, obras que transformaram Pituaçu no primeiro estádio de futebol da América Latina autossuficiente na geração de energia, a partir da utilização do sol, diminuindo, assim, as despesas com o consumo de eletricidade no local.
Projeto piloto autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, implantado pelo governo da Bahia em parceria com a Coelba, o sistema fotovoltaico do estádio encontra-se no momento em teste, com pleno êxito. Trata-se de um empreendimento de R$5,2 milhões, com capacidade instalada de 400kWpico, prevendo-se gerar 633MWh por ano.
Além disso, o projeto tem o propósito de difundir esse sistema de geração de energia limpa, sem emissão de poluentes, silenciosa, de fonte inesgotável, sustentável, que irá operar diretamente conectado à rede elétrica de concessionária local de distribuição de energia elétrica, tornando, assim, o Estádio Metropolitano de Pituaçu, como também é conhecido, mais moderno e ecologicamente correto, visto, com impacto positivo para o meio ambiente e para a própria sociedade.
A luz solar será captado por mantas flexíveis instaladas sobre as coberturas das arquibancadas e por painéis rígidos sobre as demais edificações, que a converterão em energia elétrica. Diferentemente das aplicações do Programa Luz para Todos, que o estado vem implantando juntamente com a Coelba e o governo federal, a usina não contará com bateria para armazenar sua produção. É importante frisar, que a energia gerada e não consumida de imediato pelo estádio será injetada na rede da Coelba, para ser devolvida quando requerida.
Esta forma de geração de energia em estádios de futebol será a primeira experiência brasileira no gênero e deverá ser replicada em vários dos novos estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014, além de outros usos.
Fonte: Ascom/Seinfra.
Foto Ulgo Oliveira/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário