quarta-feira, 11 de abril de 2012

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Ministros e governador da Bahia discutem Via Expressa


A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participaram, na tarde desta segunda-feira (9), de uma reunião com o governador da Bahia, Jacques Wagner, representantes do governo do Estado, empreiteiros e técnicos na Governadoria de Salvador. O objetivo foi discutir as obras da Via Expressa, complexo viário que interliga a BR-324 ao Porto de Salvador.

Para Miriam Belchior, as obras na Via Expressa estão andando muito bem. A previsão dada para conclusão das obras é o primeiro semestre de 2013. “Os recursos do PAC estão todos disponibilizados para a realização dessa obra na Bahia”, assegurou a ministra.

A Via Expressa tem investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), em um total previsto de R$ 381 milhões. Atualmente, a obra está 68% concluída. Esse complexo viário tem como principais objetivos implantar um acesso exclusivo e expresso de veículos de carga para o porto, gerar um novo acesso à cidade de Salvador e solucionar os conflitos de tráfego no trecho da chamada Rótula do Abacaxi.

O empreendimento é composto por 14 viadutos, com extensão total de 4.059 metros, além de dois túneis, sendo um simples e um duplo, perfazendo um total de 238 metros, uma ponte e serviços diversos, como macro e micro drenagem, urbanização e iluminação pública. São sete frentes de trabalho, cada uma com cronograma de obras diferente.

“Essa é uma obra de grande impacto para cidade. Uma obra que, quando concluída, vai agregar muito em termos de facilidade no deslocamento de pessoas e cargas”, afirmou o ministro Paulo Sérgio Passos.

A construção da Via Expressa, além de propiciar um novo acesso, moderno e seguro, dando mobilidade ao transporte de cargas que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana, modificará profundamente o trânsito na área central da cidade. Os estudos de tráfego apontaram uma expectativa de 62 mil veículos, por dia, utilizando as dez faixas previstas na obra, sendo seis urbanas e quatro exclusivas de carga (3,4 mil caminhões por dia).

Ministério dos Transportes
 
Cada fonte informante estima sua conclusão. Inicialmente deveria ser concluída em Dez/2011, em decorrência de grande atraso nas desapropriações, o Estado luta que ocorra em DEZ/2012 e a Ministra calcula que será no 1º semestre de 2013.

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