Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Ferrovia Oeste-Leste
Trechos
Carga Potencial
Esquema de Implantação
Esquema de implantação da EF 334 – Ferrovia de Integração Oeste-Leste - FIOL
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste está dividida em três trechos e terá sua implantação em duas etapas:
1ª Etapa:
• Ilhéus/Caetité (BA)
São 537 km, cuja construção deverá ser concluída em julho de 2012.
• Caetité/Barreiras/São Desidério (BA)
São 485 km, cuja construção deverá ser concluída em julho de 2013.
2ª Etapa
• Barreiras/São Desidério (BA)/Figueirópolis (TO)
São 505 km, cujo prazo de conclusão ainda está em estudo.
Com uma extensão total de 1.527 km a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, quando concluída, irá interligar o futuro porto de Ilhéus com a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, no Tocantins.
Os investimentos para a construção da ferrovia serão da ordem de R$ 7,25 bilhões .
Evolução do projeto:
•Fevereiro/2010 – Finalização pela VALEC do Projeto Básico de Engenharia
• 22 de março/2010 – Concessão pelo IBAMA da Licença Prévia, que permitiu à Valec fazer o lançamento dos editais de licitação para a construção da ferrovia.
• 23 de agosto/2010 – realização da Concorrência para escolha das construtoras.
•30 de novembro/2010 - Concessão pelo IBAMA da LI – Licença de Instalação.
•10 de dezembro/2010 – Assinatura das Ordens de Serviço para o início das obras.
•Início previsto para a montagem dos canteiros de obra nos lotes de 1 a 4: 18 de dezembro de 2010.
Os primeiros 4 lotes da FIOL ( trecho Ilhéus-Caetité - BA), já com licenciamento ambiental, que entrarão em obras já no início de 2011:
Nº Lote Extensão - km
Custo de Construção - R$
Construtora
01
124,99
574,5 milhões
Consórcio SPA/DELTA/VONVAP
02
117,90
650,4 milhões
Consórcio Galvão/OAS
03
115,36
403,2 milhões
Consórcio TORC/IVAI/CAVAN
04
178,28
739,8 milhões
Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/SERVENG
O que de fato é verdade? Quantos investimentos tiveram suas realizações adiadas?
Você já leu as revistinhas Brasil nos Trilhos publicadas pela Valec?
Será que o crescimento é para todos ou a desigualdade nos processos construtivos continuarão a beneficiar o sudeste e o sul em detrimento da Bahia, do nordeste e norte do país?
Cadê a unidade federativa que teima em esquecer a Bahia.
Com a palavra os aliados que só servem para servir aos interesses das regiões sempre beneficiadas de nosso país;
Com a palavra o governo que não cumpre as promessas;
Com a palavra os adversários que através de criticas construtivas poderão ajudar nossa terra;
Com a palavra os homens independente de cor partidária que defendam nossos interesses tantas vezes postergados.
Quede as ações para transportar o progresso, com politica ambiental sustentável que poderá permitir o crescimento de todos?
Chega de conversa fiada, de promessas mentirosas por parte do governo federal.
A China em quatro anos construiu uma Ponte de mais de 36 km e nós estamos discutindo a quatro anos a construção de uma Ferrovia, sonhada há mais de 50
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