Há muito tempo venho fazendo comentários sobre a situação dos Portos de Aratu, Ilhéus e Salvador e sempre foi pautado sobre a necessidade urgentes de suas ampliações e até de requalificação total.
E volto a comentar sobre os equipamentos superados e que a falta de investimentos tem nos colocado na condição de não ter competitividade o que leva sérios prejuízos ao Estado e as empresas nele radicadas.
Aratu um gigante de 4 milhões de metros quadrados, está defasado em aproximadamente 15 anos e por isso urge providências enérgicas de até mudar a legislação vigente sobre os Portos, com a permissão dos investimentos privados o que será de fato a salvação do sistema portuário da Bahia.
É preciso uma grande parceria público privada para que se concretize intervenções construtivas com novos berços de atracação, aquisição de modernos equipamentos, ampliação de todos terminais existentes, construção de um imenso pátio para armazenamento com cobertura de parte desse pátio.
É bom lembrar que nessas ações sejam aplicados recursos na modernização de terminal de granéis gasosos, líquidos e sólidos o que permitirá uma reviravolta progressista na Economia do Estado, principalmente pela situação geográfica em que o Porto de Aratu se encontra.
Conheço esse porto, o qual poderá se transformar em um dos maiores e rentáveis do país, haja vista a questão de encontrar-se na Baia de Aratu, que está situada dentre da Baia de Todos os Santos.
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