segunda-feira, 9 de abril de 2012

Via Expressa

A Via Expressa Baia de Todos os Santos tinha em seu cronograma a previsão para sua conclusão em Dez de 2011; entretanto o andamentro das obras é muito lento e há um grande esforçio do governo Wagner para sua conclusão se concretize em Dezembro de 2012.
Entretanto não sabemos se o empenho e desejo do governo vai se concretizar(pensargrande)


A Via Expressa Baía de Todos os Santos interliga a BR-324 ao Porto de Salvador, com investimento total previsto de R$ 381 milhões. Esse complexo viário tem como principais objetivos: implantar um acesso exclusivo e expresso de veículos de carga para o porto, gerar um novo acesso à cidade de Salvador e solucionar os conflitos de tráfego no trecho da chamada Rótula do Abacaxi.



O empreendimento é composto por 14 viadutos, com extensão total de 4.059 metros, além de dois túneis, sendo um simples e um duplo, perfazendo um total de 238 metros, uma ponte Camurujipe, e serviços diversos como macro e micro drenagem, urbanização e iluminação pública. São sete frentes de trabalho, cada uma com cronograma de obras diferente.



As obras da Via Expressa tiveram sua primeira ordem de serviço dada em março de 2009. Das sete frentes de trabalho, uma está concluída e outra parcialmente concluída. Atualmente, existem quatro frentes em execução e uma ainda não iniciada.

O Governo do Estado da Bahia considera o acesso ao Porto de Salvador como a mais importante intervenção na área de infraestrutura viária da capital nos últimos 30 anos. O Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), é o executor da obra, sendo responsável por uma contrapartida de R$ 41,8 milhões.

A construção da Via Expressa, além de propiciar um novo acesso, moderno e seguro, dando mobilidade ao transporte de cargas que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana, modificará profundamente o trânsito na área central da cidade.
 Os estudos de tráfego apontaram uma expectativa de 62 mil veículos, por dia, utilizando as dez faixas previstas na obra, sendo seis urbanas e quatro exclusivas de carga (3,4 mil caminhões por dia). Destaca-se a solução dada ao trânsito urbano, principalmente em relação ao acesso à área da Cidade Baixa, eliminando os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi.



A primeira grande intervenção aconteceu na Rótula do Abacaxi, onde já foram entregues cinco viadutos, melhorando consideravelmente o tráfego na região e terminando com os constantes congestionamentos no local. A obra ainda prevê 3,2 quilômetros de extensão de ciclovias, quatro passarelas e 35 mil metros quadrados de passeio.

Texto da AGECOM

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