segunda-feira, 9 de abril de 2012

Governador e ministros avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste em Jequié

Foto: Manu Dias/SECOM
Reunião para avaliação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) em Jequié

Governador e ministros avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste em Jequié O governador Jaques Wagner se reuniu na manhã desta segunda-feira (9), em Jequié, no canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com os ministros Miriam Belchior, do Planejamento, e Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, e representantes das empresas projetistas, construtoras e supervisoras que formam os consórcios contratados, para apresentação da atual situação do empreendimento. Antes da reunião, a comitiva sobrevoou o canteiro de obras da FIOL.

Em razão do atraso na agenda do governador com os ministros em Jequié, a visita programada à Via Expressa, em Salvador, não irá mais ocorrer, bem como o atendimento à imprensa programado para às 12h30 desta segunda-feira, no canteiro de obras da Via Expressa.

A comitiva fará apenas um sobrevoo às obras da Via Expressa, no início da tarde, e seguirá direto para a reunião técnica na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Logo após, às 16 horas, os ministros e o governador Jaques Wagner concederão uma coletiva à imprensa no mesmo local.



Ferrovia Oeste-Leste


O primeiro trecho em obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste tem 537 quilômetros de extensão, dividido em quatro lotes, entre Ilhéus e o Pátio de Caetité (BA). A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., executora das obras, projeta que este segmento terá conclusão em meados de 2014.
 A FIOL cruzará todo o território baiano e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO).


O trecho entre Caetité e Barreiras (BA), com 485 quilômetros de extensão, está em fase de ações preparatórias, com a projeção de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano. A Valec conclui, neste semestre, a elaboração do projeto executivo desse segmento. São outros três lotes de obras e o governo pretende concluir os estudos e projetos necessários desse trecho, ainda neste semestre.
A FIOL tem custo inicial previsto de R$ 3,6 bilhões, para as obras do trecho de 1.022 quilômetros de extensão, entre Ilhéus e Barreiras.

O projeto da FIOL prevê a construção de nove polos de carga, sendo cinco em território baiano. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste da Bahia, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas de grãos em 2015. Os principais produtos a serem transportados são minério de ferro, soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes e combustíveis. Cabe ressaltar que a produção de minério de ferro, com polo em Caetité, projeta um volume de carga de 45 milhões de toneladas, para 2015.

Nenhum comentário: