terça-feira, 17 de abril de 2012

Na Bahia, oito cidades foram escolhidas para participar do programa

Pronatec copa oferece 40 mil vagas em 32 cursos

Fonte: A Tarde
Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 está começando a preparação dos profissionais que serão responsáveis por ações como receber os turistas que virão assistir à competição. Uma oportunidade gratuita de qualificação para aqueles que já trabalham no setor turístico ou que pretendem ingressar na área é o Pronatec Copa, que está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira.
São 40 mil vagas para 32 opções de atividades ligadas ao setor de turismo, além de cursos de inglês espanhol e língua brasileira de sinais (Libras). Entre as alternativas, estão cursos de agente de viagens, bartender, camareira, garçom e sushiman.
Para participar, os interessados deve ter mais de 18 anos e residir em uma das 12 cidades-sede da Copa, em regiões próximas ou que são destinos turísticos de visibilidade internacional.
Foram selecionadas 117 cidades brasileiras para a realização do programa. As escolhidas podem ser visualizadas no site do Pronatec Copa (www.pronateccopa.turismo.gov.br).
As inscrições também podem ser feitas por este portal.
No momento da realização da inscrição, os candidatos devem fornecer informações como nome completo, RG, CPF, e e-mail e telefone.
Na Bahia, as cidades selecionadas são Salvador (que é umas das cidades-sede), Cachoeira, Cairu, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragojipe e Vera Cruz.
O projeto é iniciativa realizada por uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. Ela acontece via o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que ganhou uma versão especial para a Copa.
Profissionalização
Segundo o ministério do Turismo, Gastão Vieira, a qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para fazer da Copa de 2014 um grande evento. Ele afirma que o Pronatec Copa será fundamental para alcançar este objetivo.
" Com isso, garantiremos um legado social, de conhecimento e fomento ao turismo nacional, que irá permanecer após os megaeventos que o Brasil receberá", completou.
Para o presidente do Sindicato de Turismo da Bahia (Sindetur-BA), Luiz Augusto Leão, a iniciativa é importante para a qualificação dos profissionais da área. De acordo com ele, esta qualificação deve ser feita agora, para que o serviço seja aprimorado. " O mercado interno servirá como avaliador. O público de fora é mais exigente. Mas quem vier será bem recebido", ressalta.
Benefícios
As aulas vão começar dia 7, nos institutos federais de educação, profissional ou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os participantes receberão auxílio para alimentação e transporte. Os valores dependem da instituição onde o aluno vai fazer o curso.
A depender do curso, a escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental incompleto e a máxima ensino médio completo.

 


Nenhum comentário: