Pode até não ter nada a ver, mas depois de uma semana controversa entre Governo da Bahia e Prefeitura do Salvador, houve avanço na chamada linha 2, que foi anunciada pelo Estado para ligar Salvador a Lauro de Freitas ao longo da Avenida Paralela, num percurso de 22 quilômetros. Composta por representantes dos governos federal e estadual e pelas prefeituras da capital e de Lauro de Freitas, a Comissão de Mobilidade Urbana anunciou ontem avanços nas delimitações do transporte.
De acordo com informações do site Política Livre, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) informou que a linha 2 terá início na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), onde há pronta a estação da linha 1 do metrô, terá uma parada na região do Iguatemi e chegará a Lauro de Freitas na via alternativa e beira rio, que começa nas proximidades da lanchonete Pastel do Carioca, e margeará o aeroporto de Salvador até o centro da cidade vizinha. Na Avenida Paralela, que terá o maior corredor metroviário da capital, ainda segundo o site, o transporte deverá passar por cima dos espelhos d’água, que também deverão existir em Lauro de Freitas, nas proximidades de Itinga.
Grande preocupação de políticos, urbanistas e curiosos, ainda não há decisão do que será feito com os postos de combustíveis que ficam exatamente no canteiro central da Paralela. O assunto, informa a Sedur, terá resolução anunciada com o projeto técnico que será elaborado após a licitação pública, cuja previsão de lançamento ainda é neste primeiro semestre. A Sedur garantiu que os postos e os espelhos d’água não foram as razões para as mudanças de prazo da publicação do edital (o governo havia previsto, inicialmente, para dezembro de 2011 ou janeiro deste ano). A data de início da obra e a previsão de conclusão ainda não foram definidas, mas devem ser publicadas junto com o lançamento do edital.
De acordo com a diretora de mobilidade urbana da Seplan, Ana Cláudia Nascimento, o adiamento das datas teria sido definido pela Comissão. A Câmara havia chegado, inclusive, a aprovar um projeto apresentado pelo vereador Henrique Carballal (PT) que autorizava a Prefeitura assinar o convênio. No início da semana, o governador Jaques Wagner (PT) afirmou que acredita que a licitação para construção da linha 2 do metrô seja lançada até o final do próximo mês de maio.
Tribuna da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário