sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Costa do Cacau debate Copa do Mundo 2014


As oportunidades que a Costa do Cacau poderá ter Com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Esse foi o foco do debate que aconteceu hoje (14.10) pela manhã, no Centro de Convenções de Ilhéus, durante o V Fórum Regional Copa Bahia 2014. O evento tem como objetivo apresentar os potenciais turísticos, receptivos, culturais e de negócios da Região, além de permitir maior interação entre as cidades interioranas e a sede do Mundial.



O fórum contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Nilton Lima, do Secretário Estadual da Copa do Mundo da Bahia (Secopa), Ney Campello, do Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo da Bahia, João Carlos Oliveira, do Secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, do Coordenador de Relações Internacionais e Esportiva da Secopa, Marco Costa, do representante da Câmara Municipal de Ilhéus, Vereador Marcus Flávio Rhem, do Diretor do Sebrae-Ba, Richard Alves, do Presidente do Convention Bureau da Costa do Cacau, Luigi Massa, do Presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, do Presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.



Os trabalhos foram iniciados com a apresentação de um vídeo, elaborado pela Secretaria de Turismo de Ilhéus, apresentando a Costa do Cacau aos participantes do evento. Durante sua fala, o Secretário de Turismo, Paulo Moreira, ressaltou os hotéis da cidade candidatos a Centro de Treinamento de Seleção (CTS), durante o Mundial de 2014, além de destacar a criação de um Comitê Regional da Copa, para cuidar da elaboração dos projetos.



Além da apresentação dos projetos prioritários para o Mundial 2014 na Bahia, o Secretário Ney Campello, também lembrou que “a Copa é uma conquista brasileira, portando um evento dessa natureza precisa se refletir em benefícios para os municípios brasileiros”. Ney Campello enfatizou as possibilidades de Ilhéus ganhar com a Copa, pensando exclusivamente nos legados que a população local poderá ser beneficiada. “A cidade tem que gerar produto. Também tem a possibilidade de aclimatação, de aproveitar a Copa para qualificar as pessoas. Esse é o maior legado que o Mundial poderá deixar para o Brasil e para a Bahia”, finalizou.



A projeção do destino Bahia e hospitalidade foi a temática enfatizada pelo chefe de gabinete da Secretaria do Turismo da Bahia, que focou sua apresentação na Costa do Cacau. Já o Coordenador de Relações Internacionais E esportiva da Secopa, Marco Costa, apresentou o resultado da missão técnica baiana durante a Copa do Mundo da África do Sul, com foco no Programa de Observadores e na Casa Brasil.



Identificar as oportunidades econômicas para o micro e pequeno empreendedor. Esse foi o foco da apresentação do Richard Alves, do Sebrae-BA, que detalhou o programa que o órgão desenvolveu especificamente para a Copa do Mundo 2014, o qual tem como objetivo apoiar de forma instrumental os empresários baianos. Dois tipos de oportunidades para o segmento foram destacadas durante sua palestra: negócios efetivados e desenvolvimento empresarial.



O evento foi finalizado com a apresentação de Mari Gandara, Presidente da Câmara do Turismo da Costa do Cacau que focou no potencial turístico da Região.

Ascom Secopa



Nenhum comentário: