segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Noticia e questionamento

Governo


Teixeira de Freitas ganha obras de esgotamento sanitário

Foi assinada nesta segunda-feira (25), pelo governador Jaques Wagner e pelo prefeito de Teixeira de Freitas, Aparecido Rodrigues, a licitação das obras de implantação da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do município. No total, serão investidos R$ 75,7 milhões, beneficiando mais de 79 mil pessoas. A primeira etapa das obras já está em andamento, com conclusão prevista para dezembro deste ano. Já a segunda etapa deve ser iniciada em três meses.

======================================================================


Energia

Tema abordado com muita frequencia pela dependência que o homem tem para sua própria existência e dela (energia) dependemos para suprir as necessidades de continuar crescendo e progredindo, pois são bilhões de seres humanos em nosso planeta.

E como nas postagens sobre energia ainda não fiz a leitura sobre energia Geotérmica, é que questiono pela necessidade de um conhecedor sobre o assunto opinar cientificamente.

Ressalto que preliminarmente é uma energia obtida a partir do calor proveniente da terra, mais precisamente do seu interior, é renovável, limpa e existe desde a própria existência do planeta.

É também conhecida como energia Geotermal e como é sabido que a terra é formada de grandes placas que nos mantém isolados de seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas e a medida que aumenta a profundidade a temperatura aumenta mais é de se entender que não será fácil seu controle e uso.

Grande parte da energia elétrica hoje utilizada provém da queima de carvão mineral e combustíveis fosseis( exemplo : petróleo) métodos bastantes poluentes.

Há zonas de intrusões magnéticas onde a temperatura é muito maior e de grande e elevado potencial geotérmico.

Desde o Século passado que ocorreram tentativas de gerar energia elétrica, sem resultados compensatórios, daí gostaria que o assunto fosse tratado de forma elucidativa por pessoas ou orgãos e/ou organizações que pudessem ensinar como tentar explorar esse tipo de energia, sua viabilidade, seu custo beneficio, apontar as regiões de nosso país que poderiam se aproveitar também dessa forma de produção energética,seus riscos e se de fato valeria ou valerá a pena estudos sobre a mesma.

É evidente que a preocupação e curiosidade se deve as possibilidades de exaurir as reservas de combustíveis fosseis e só o futuro poderá determinar se essa fonte ajudará ou não a humanidade.

Nenhum comentário: