segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti
Historia
Parte 3ª

Em 2000 com eleição sob suspeita de manipulação Aristide vence o pleito.
Em 2003 a oposição clama pela renuncia de Aristide, aí os mediadores Canadá – França – União Européia – OEA – Comunidade do Caribe e EUA querem decidir e a oposição refuta as propostas e nova Crise é vivenciada pelo país e seu povo.
Em Fevereiro de 2004 conflitos armados e os revoltosos assumem o controle do norte do Haiti e marcha sobre Porto Príncipe e os EUA em 29 do mesmo mês retira contra sua vontade Aristide do Haiti e ele consegue asilo na África do Sul e o presidente do Supremo Tribunal Bonifácio Alexandre assume de forma interina o poder e pede ajuda externa a ONU para apoiar uma transição política pacifica e manter a segurança interna e para tanto é criada uma força multinacional interna (MIF) liderada pelo Brasil em 01/05/2004.
Contingente militar com 6.700 homens dos seguintes paises em ordem alfabética : Argentina – Benin – Bolívia – Brasil – Canadá – Chade – Chile – Croácia- França – Jordânia – Nepal – Paraguai – Peru – Portugal - - Turquia – Uruguai, sob comando de general do exercito brasileiro, passaram a manter a ordem no Haiti.

Geografia e seus dados principais
O Haiti é constituído de pequenas planices costeiras, vales fluviais e principalmente de montanhas escarpadas e o leste e a zona central é um grande planalto elevado.

localização : ilha situada na América Central, no mar do Caribe, seu clima é tropical e suas cidades principais são Porto Principe(capital),Carrefour, Delmas.

Sua área é de 27.750km2, sua população conforme estimativa de 2007 era de 8,8 milhões da habitantes, é dividido para sua administração em nove departamentos, subdivididos em comunas e distritos

Demografia
“Embora a densidade de sua população suba em média a 270 habitantes por km2, a sua população está concentrada nas zonas urbanas, planices costeiras e vales e cerca de 90% dos haitianos são de acedência africana e o resto da população é principalmente mulato de ascendência mista caucasiano-africana e com uma minúscula minoria tem sangue europeu ou levantino.
Cerca de dois terços da população vivem em áreas rurais”
Duas línguas são oficiais, o francês com 10% e o restante fala o crioulo que é a outra língua oficial do país e o inglês é cada vez mais falado entre os jovens e o setor empresarial.
Religião e dados culturais e sociais
A predominância é dos Católicos com 64% - Protestantes com 23,6% - sem filiação 5% - Vodou Haitiano 5% e outras 2%.
O catolicismo romano é a religião de estado e a padroeira do Haiti, na igreja católica é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A composição de sua população tem 96% de afro-americanos e euroamericanos, 3% dos europeus meridionais e de outras origens 1%.

Economia
Sua força de trabalho em 2005 era estimada em 3,7 milhões de pessoas
Desde o período de sua colonização produzia açúcar de excelente qualificação, concorria com o produto brasileiro no Séc. XVII e junto com toda produção das Antilhas serviu para a desvalorização do açúcar brasileiro na Europa.
No Séc. XVIII o Haiti era chamado de Saint – Domingue e era uma próspera colônia francesa no Novo Mundo.
Seu solo era considerado fértil e produzia com abundância frutas, legumes e tubérculos, embora sua economia fosse primária.
Após vários regimes ditatoriais hoje em dia seu principal produto de exportação continua sendo o açúcar embora com os registros de exportação do milho, banana, manga, batata doce e outros.
Sua economia é muito pobre e sua renda per capita é um terço da renda da favela da rocinha no Rio de Janeiro, seu índice de analfabetos é de mais de 45% e a expectativa de vida gira em torno de 60 anos aproximadamente.
Qual a efetiva ajuda que o mundo já ofereceu ao Haiti?
Amanhã continuaremos escrevendo sobre o Haiti. Leia as Partes 1 e 2 em 16 e 17/01/2010.

Nenhum comentário: