terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Planejar é preciso... executar é uma necessidade.


A Bahia que teve Mário Leal Ferreira que imaginou uma nova Salvador com o Plano de Urbanismo da cidade, que contou com a capacidade e o conhecimento técnico do arquiteto Diógenes Rebouças que projetou e coordenou o estádio da Fonte Nova, avenidas de Vale, Hotel da Bahia, Penitenciária Lemos de Brito e que posteriormente projeta a Avenida do Contorno e o Complexo do Solar do Unhão.
A Bahia que teve o engenheiro Carlos Batalha com projetos do Ginásio Antonio Balbino, Teatro Castro Alves, Túnel Américo Simas, Palácio de Ondina, expansão da Orla, urbanização do Dique do Tororó, clube recreativo Espanhol,ponte que liga o suburbio de Lobato a Plataforma, o Túnel Teodoro Sampaio; que trabalhou com todos os governos durante boa parte de seus 74 anos de vida e de outros tantos profissionais do ramo da arquitetura e engenharia, não pode por razões óbvias imaginar na estagnação de idéias construtivas.
Quais as razões que no Séc. XXI não pode a cidade ter um projeto urbanístico moderno, avançado e viável?
O mundo não é mais o mesmo em que o transporte de passageiros e mercadorias era feitos de Itaparica para Salvador em saveiros a vela e que aportavam na rampa do mercado do modelo (aquele que o incêndio devorou e onde é pista da Avenida do Contorno).
Tenho a certeza que para projetar uma nova Salvador, foi usado levantamento aerofotográfico fornecendo elementos de toda a cidade principalmente nas áreas onde acontecerão as intervenções e sua consequências; tenho também a certeza que a planta gráfica de Salvador com todo zoneamento, guias de ruas e praças e edificações existentes foram consideradas; por certo os levantamentos topográficos serão feitos ou já foram com rigor que em verdade representa fielmente as condições do terreno com a configuração dos elementos existentes e os estudos sobre os ecossistemas ( biomas) em dois de seus três tipos ou Talassociclo (biociclo marinho > plâncton – necton e banton) e limnociclo ( dos que vivem em águas paradas, pântanos, brejos, poças d lagoas ou pequenos lagos naturais ou artificiais).
Todos os elementos juntos não impedirão os argumentos contrários dos travadores do desenvolvimento e do progresso.
É possível que vá aparecer quem defenda estudos sobre os efeitos na atmosfera, litosfera, hidrosfera e Biosfera.
É possível que se compare que o povo não tem hospital, escolas e empregos e que se pensa em gastar rios de dinheiros em agredir o meio ambiente.
É possível que os obstáculos sejam grandiosos, mais planejar, mostrar o caminho para destravar uma metrópole com hoje três milhões de habitantes e que num amanhã próximo não terá condições de progredir e desenvolver se as idéias não forem ao público e os esforços para sua concretização sejam mostrados e executados será perder a luta antes de qualquer batalha.
E na vida tudo é uma questão de tempo e de oportunidades;
O grande salto no desenvolvimento, o crescimento inquestionável passa de forma cientifica por atos de coragem, ousadia e perseverança e tudo pode acontecer em harmonia possível com a natureza e para tanto tem que existir a idéia, o planejamento e a vontade de fazer.
Abaixo as idéias e teses pequenas e insustentáveis ante argumentos positivos e plenamente realizáveis a longo de um período.
Imagine quantos chamaram Julio Verne(escritor,percursor do genero de ficção cientifica, com predições em seus livros sobre os avanços cientificos, como submarino,máquinas voadoras e viagem a lua) de sonhador, visionário e louco... O tempo passou e as loucuras estão ai numa ciranda inovadora e evolutiva da ciência e tecnologia.
O lançamento da Manifestação de Interesses da Ponte Salvador a Itaparica não é uma experiência, mas a busca na transformação de idéias em realidade, uma realidade que trará o beneficio ao homem, figura central da existência de vida no planeta terra.
Assim o governador e prefeito estão juntos na ousadia de imaginar uma cidade com melhores condições de habitabilidade, mobilidade e isso é um sinal de pensar grande, de ousar transformar o hoje em um estado de graças do amanhã.
Não há gênios, nem apagões, há planos de gestão e os vinte e dois projetos em um pacote, que serão lançados em 28 deste mês é uma demonstração que a Bahia se planeja para o futuro.
Dentre as principais obras no sistema viária de Salvador, estão A Avenida Atlântica entre a Orla e a Avenida Paralela com uma Ponte Pênsil sobre a Lagoa de Pituaçu; a Avenida Linha Viva entre a Paralela e a BR 324, entroncando com a Via Expressa Bahia de Todos os Santos e esta com a Ponte Salvador a Itaparica; e a nova orla e tantas outras;
Os ambientalistas têm que centrar seus pensamentos que seus sonhos resultariam, no travamento da evolução do homem e rapidamente na fome e que as espécies evoluem, mas a biosfera (conjunto dos seres vivos da terra e seus habitats) não, pois o homem tem muitas vezes que substituir os ecossistemas naturais para levar o trabalho e a alimentação à civilização e o mesmo acontecem com as necessidades do homem em sua expansão, sua mobilidade, sua educação, sua saúde, seu aculturamento, seu lazer seu emprego, pois a vida continua e continuará e tentar reverter sua vida ao estilo primitivo é irreal a luta é pelo desenvolvimento sustentável e isso é possível.

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